UFF-Macaé volta às aulas com mais de 1.200 alunos

17/03/2017 14:42:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

Universidade mantém três cursos em Macaé, todos avaliados com nota 4 no Enade 2015

Bem avaliado com nota 4 nos seus três cursos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2015), o Instituto de Ciências da Sociedade (ICM/UFF-Macaé) recebe mais de 1.200 alunos na volta às aulas, na próxima segunda-feira (20), na Cidade Universitária. Atualmente, a universidade tem 1.213 alunos com matrículas ativas, receberá 170 novos alunos neste primeiro semestre e mais 110 no segundo.

Na volta às aulas, a universidade receberá 60 novos alunos de Direito, 60 de Administração e 50 de Ciências Contábeis que se juntam aos veteranos. No campus também funcionam a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), municipal, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujas aulas retornaram no dia 6 de março, fazendo, com a UFF, um total de mais de 5 mil alunos diariamente no polo.

Este ano, a UFF, que já formou em Macaé 1.899 alunos, sendo 1.200 de Ciências Contábeis, 450 de Administração e 249 de Direito, inicia no município cursos de pós-graduação: Logística e Gestão Empresarial, ambas no curso de Administração; e o curso de Ciências Contábeis terá MBA em Controladoria e Finanças. As inscrições estão abertas. A universidade pretende, até o fim deste ano, implantar também MBA em Planejamento e Gestão Tributária.

- Desde que o Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé foi definitivamente criado, em maio de 2013, a presença da Universidade Federal Fluminense na cidade não parou de crescer. A chegada de um corpo docente qualificado e disponível consolidou a oferta dos três cursos que temos hoje, Administração, Ciências Contábeis e Direito, bem como as ações de pesquisa e extensão universitária. No ano passado, criamos um site próprio, ampliamos a integração com outras instituições de ensino superior, organizando, inclusive, eventos acadêmicos e culturais na Cidade Universitária, voltados para toda a população de Macaé -, destacou o diretor da UFF-Macaé, Daniel Arruda Nascimento.

Comemorando o resultado do Enade, que, segundo o diretor, “inspira e motiva os profissionais que se dedicam ao labor acadêmico, ainda que críticas muito justas possam ser feitas ao exame”, Daniel Nascimento acrescenta:

- Com a nossa recente atuação no Conselho da Cidade e no Conselho Municipal de Meio Ambiente procuramos contribuir positivamente para uma reflexão de alto nível sobre a cidade e a criação de políticas públicas comprometidas com a população local. Para este ano de 2017, esperamos estabelecer cursos de pós-graduação e fortalecer as parcerias com a Prefeitura de Macaé e a Secretaria de Educação.

A forma de acesso à universidade é o Sisu, com duas entradas por ano, e existe também o Reingresso. Só o curso de Administração tem apenas uma entrada anual, no primeiro semestre. A UFF funciona na Cidade Universitária, em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

Com três Instituições de Ensino Superior (IES) funcionando no mesmo espaço, com 18 cursos de graduação e cinco de pós-graduação a nível de Mestrado e Doutorado, a Cidade Universitária é referência na região e em Macaé: Cidade do Saber e do Conhecimento. O campus está localizado à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.