Vagas abertas para Educação de Jovens e Adultos

18/07/2017 11:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom/João Barreto

Professores são capacitados para ensinar quem quer concluir ensinos Fundamental e Médio em 11 meses

Os interessados em concluir os ensinos Fundamental e Médio podem se cadastrar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quem ingressar poderá iniciar na modalidade a partir da volta às aulas, no dia 31 deste mês. Para se inscrever, basta comparecer no setor de pré-matrícula da secretaria de Educação, que funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. Em Macaé, cerca de 20 escolas atendem três mil estudantes na modalidade.

São oferecidas vagas para o Ensino Médio (fases) apenas para o Colégio Municipal Pedro Adami, na região serrana. Quem quiser pode se inscrever para vagas nas turmas de primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental (ciclos). A qualificação profissional e a formação da cidadania são focos da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, a rede municipal oferece formação específica para os professores da modalidade. A programação acontece no Centro de Formação Continuada Carolina Garcia.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a modalidade se destaca por oportunizar a recuperação do tempo perdido nos estudos. "O sonho, antes perdido, de aprender a ler e a escrever, felizmente se faz acessível para muitos jovens e adultos que não dispuseram de condições para concluir a escolaridade no tempo indicado", ressalta.

Além disso, os alunos da EJA das escolas Ancyra Gonçalves Pimentel e Professora Maria Isabel Damasceno Simão também participam do módulo "Agente de Informações Turísticas". O curso tem o objetivo de capacitar estudantes para informar quanto ao turismo, programas, serviços e produtos de Macaé com destaque para habilidades e técnicas com foco na prestação de serviços, turismo e divulgação dos pontos do município.

Os participantes estudam disciplinas como matemática aplicada, português aplicado, informática básica e aplicada, inglês aplicado ao turismo, empreendedorismo, patrimônio cultural do município, turismo e hospitalidade.

Outra ação é o "Cidadania Ativa", programa que integra alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, que estudam na modalidade. A programação, que conta com parceria da Universidade Estácio de Sá, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, visa incentivar a conscientização sobre meio ambiente e formação da cidadania com destaque para criação de grêmio estudantil com a interação dos alunos da EJA.


Fotos Relacionadas