Carnês do IPTU começam a ser entregues segunda-feira

05/02/2010 12:16:53 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Robson Maia

São cerca de 62 mil contribuintes do IPTU

Os cerca de 62 mil contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Macaé devem começar a receber os carnês para efeturarem o pagamento referente a 2010 na próxima segunda-feira (8). Os carnês já estão nos Correios para fazer a distribuição, segundo o assessor da Coordenadoria de Lançamento Tributário da Secretaria Municipal de Fazenda, Wilson Valença de Almeida.

Ele informou que quem optar por fazer o pagamento em cota única terá duas oportunidades: 10% de desconto até o dia 26 de fevereiro e 7% de desconto até 31 de março, quando também vence a primeira parcela para quem fizer o parcelamento em 10 vezes, até dezembro.

Wilson lembrou que, através do Sistema de Prefeitura Eletrônica, os contribuintes que quiserem já podem tirar a segunda via da Guia de Recolhimento do IPTU deste ano via Internet no portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br. A emissão do documento já está disponível. Basta clicar em IPTU 2010 que aparece no lado direito da tela, digitar o número da inscrição e optar por cota única ou parcelada.

- Dessa forma, quem não receber o carnê não corre o risco de deixar de efetuar o pagamento até a data certa, já que existe toda essa facilidade de tirar as guias pela Internet, destacou o assessor.
No portal da prefeitura, clicando em IPTU 2010, o contribuinte também retira online a Certidão Negativa Imobiliária, as Guias da Dívida Ativa Imobiliária e demonstrativos de Pagamento e Quitação.

Todo cidadão que tem imóvel predial ou territorial no município deve pagar o IPTU. O imposto é lançado com base na Planta de Valores Genéricos (PVG) que tem a finalidade de atualizar os valores do metro quadrado de terrenos e de construções o mais próximo dos valores praticados pelo mercado imobiliário.