Fiscalização dispersa aglomeração na Praia do Farol

28/03/2021 21:48:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Decreto proíbe aglomeração em espaços públicos em geral, inclusive faixas de areia e praças

"Lá ninguém vai". É comum essa definição em Macaé quando se fala da Praia do Farol, também conhecida como Praia do Canto ou Praia do Cantinho, atrás da Petrobras, no início da Praia Campista. Mas além das cerca de cem pessoas que se aglomeravam em grupos nas faixas de areia da Praia do Farol/Praia do Canto no final da manhã deste domingo (28), a fiscalização também esteve no local e dispersou os frequentadores. O objetivo é cumprir o decreto 071/2021, que impõe regras para evitar a contaminação do Covid-19.

- Estava complicadíssima a situação, muita gente, muita aglomeração, pessoas desrespeitando o decreto, 90% dos frequentadores sem máscara, com cooler, foi difícil dispersar - afirmou o Coordenador de Ordenamento da Posturas, Dionicio Queiroz.

Antes da Praia do Canto, a força-tarefa formada por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Civil Municipal, o Grupamento de Apoio Operacional (Gaop), Vigilância Sanitária e a Coordenadoria Especial de Posturas/Secretaria de Fazenda esteve na Praia de Imbetiba, onde também havia aglomeração de pessoas na faixa de areia.

- Na Imbetiba também encontramos ambulantes, apesar do decreto 071/2021 - destacou o Coordenador de Ordenamento da Fiscalização de Posturas, lembrando que o artigo oito do decreto veda a permanência de pessoas nas faixas de areia das praias e na extensão dos seus respectivos calçadões, inclusive para realização de atividades esportivas, salvo caminhadas e corridas nos calçadões, de forma individual ou em dupla.

Na Praia do Pecado e nos arredores da Lagoa, a fiscalização também encontrou aglomerações de grupos de pessoas.

Somente no sábado, o disque-denúncia de aglomeração, festas clandestinas e funcionamento fora do decreto recebeu 48 denúncias durante o dia pelos telefones (22) 2796-1328, (22) 2765-8700 (Ramal 280). A fiscalização pede que a população continue denunciando. A força-tarefa continua atuando sem data para término do trabalho.


Fotos Relacionadas