Reunião estimula autosuficiência de subvencionadas

19/01/2010 15:51:50 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Na reunião, secretários pontuam que prestação de contas é fundamental para manutenção da parceria com a prefeitura

Após comunicação feita pela Controladoria Geral do Município, publicada em um jornal da cidade, o prefeito Riverton Mussi e os secretários de Controle Interno, Widelmo Natalino e de Fazenda, Cassius Ferraz, promoveram reunião com os dirigentes das entidades subvencionadas da prefeitura. O encontro foi no Paço Municipal, na tarde de segunda-feira (18).

Representantes da maior parte das 76 entidades subvencionadas compareceram à reunião, onde os secretários expuseram a importância das entidades buscarem outras fontes de arrecadação para os serviços prestados, sem ser a prefeitura.

- O trabalho que as entidades parceiras sociais prestam é muito importante para públicos distintos. Reconhecemos o valor destas atividades e ressaltamos que as entidades devem buscar outros parceiros, para inclusive ampliar suas atuações, comentou o prefeito.

O secretário de Controle Interno pontuou que as entidades têm que entregar a prestação de contas de acordo com as normas estabelecidas e o secretário de Fazenda ratificou que novos parceiros e novas ações devem ser realizadas para a busca da autosuficiência das entidades.

Além disso, como a prefeitura já havia informado para as entidades, na reunião foi citado que cada plano de trabalho da entidade tem que ser assinado por um assistente social.

O prefeito destacou também que será promovida em março, em Macaé, a Conferência das Cidades, em que toda a comunidade está convidada para participar para opinar sobre os investimentos. “Todas as entidades deveriam participar porque será uma oportunidade para os investimentos serem discutidos e uma preparação para as conferências estadual e nacional”, disse.

As entidades subvencionadas têm natureza sociais, educacionais, culturais, esportivas, recreativas e assistenciais e atendem crianças, adolescentes, adultos, terceira idade, moradores de rua, portadores de necessidades especiais (física, mental, visual e auditiva), dependentes químicos, portadores do vírus HIV, pacientes oncológicos, entre outros públicos.