Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Adjunta de Serviços Públicos

Limpeza Urbana

Cerca de 150 homens trabalham diretamente na limpeza urbana da cidade. Durante os períodos de maior necessidade, como festas e a época de verão, a Secretaria de Limpeza Pública realiza uma série de operações especiais. Durante o verão, a equipe de coleta de lixo adota um horário especial para fazer a limpeza nas praias. Da meia noite às seis da manhã, 35 são responsáveis pelo trabalho. Além de varrer a orla, a equipe da Secretaria recolhe o lixo das lixeiras e faz a limpeza na areia.
 

Dentro da programação noturna da Secretaria de Limpeza Pública, está incluída também a lavagem de alguns pontos críticos da cidade, como Praça Veríssimo de Mello, rua ao lado do Cine Clube, Praça Washington Luiz, Rodoviária e pontos de ônibus. A lavagem é feita com caminhão pipa e com um desodorizante usado após a limpeza. O trabalho de lavagem é realizado de segunda a sábado, durante a madrugada.

A Secretaria de Limpeza Pública também atua na limpeza periódica nos bairros, montando mutirões de limpeza. As equipes também trabalham na capina de vias expressas, como a Linha Azul, e na caiação de meios-fios e postes. Na época das chuvas, a Secretaria faz trabalhos constantes de limpeza de bueiros, evitando alagamentos nos pontos mais críticos da cidade.

Os funcionários da Secretaria de Limpeza Pública varrem em média 5.270 quilômetros de ruas por mês, além de executarem o serviço de raspagem que chega a 144.200 metros quadrados, no mesmo período.

Em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Limpeza Pública também atua na limpeza de canais, como o da Virgem Santa e do Macaé-Campos, com uso de retroescavadeiras. Em ruas e estradas vicinais a Semusp faz uma média mensal de 60 quilômetros de serviços de reparos.

A Secretaria de Limpeza Pública também e responsável pela manutenção e limpeza periódica dos quatro cemitérios da cidade.

Busca

Destaque