Recolhimento de resíduos tem destino certo em Macaé

09/05/2016 10:19:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

Resíduos recolhidos são levados para Aterro Sanitário

O comerciante Weliton Dutra Pereira, 52 anos, conta que sabe bem a importância de descartar o lixo nos dias e horários estipulados pela Prefeitura de Macaé. Ele é um dos 234 mil habitantes que produzem, em média, mensalmente, 464 quilos de resíduos, cada. Em 2014 e 2013, os registros são de 487 e 393 quilos, respectivamente. A proposta da gestão municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, é melhorar a qualidade de vida e, ainda, oferecer uma cidade limpa e sustentável aos moradores.

- Todos devem contribuir com esse calendário. Procuro colocar em saco de lixo bem fechado, pois assim evitamos que os animais fiquem revirando os resíduos e, com isso, causando sujeira e mau cheiro - afirma Weliton.

Nos últimos dois anos, de acordo com dados da Secretaria Adjunta de Gestão Estratégica, foram recolhidas 221 mil toneladas de resíduos. Já nos primeiros três meses de 2016, a marca é de 26 mil toneladas. Diariamente, a produção é de 210 toneladas e, na alta temporada, o número chega a 240 toneladas.

Desde 2009, resíduos sólidos recolhidos no município seguem para Aterro Sanitário, um dos locais licenciados para este fim no Estado do Rio, inclusive, para o recebimento dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSS). O aterro está localizado em zona rural, na Fazenda São Sebastião dos 40, localizado às margens da BR-101, sentido Rio de Janeiro.

O espaço é uma boa prática do Programa Cidades Sustentáveis, eixo Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida. Sua implantação atende à política nacional de resíduos sólidos, sancionada em 2010, tendo como demanda os resíduos sólidos urbanos, saúde, construção civil e provenientes de fossa. Além disso, reduz o impacto ambiental.

Macaé está em conformidade com a legislação federal que obriga as cidades a terem a totalidade de resíduos corretamente dispensada em aterros sanitários e, assim, contribui para o combate às más práticas como os "lixões".

Coleta de lixo - Cerca de 15 caminhões recolhem o lixo domiciliar e das ruas (de segunda a sábado). Em época de festas como Natal, Ano Novo e Carnaval, o resíduo coletado atinge quase o dobro. O serviço é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos, por meio de empresa terceirizada. O roteiro atende cerca de 80 áreas do município, nos turnos manhã, tarde e noite. Para casos emergenciais, no período noturno, o Centro e adjacências recebem reforço no recolhimento de resíduos.

A orientação é que a população disponibilize os resíduos nas vias, somente próximo ao momento de retirada por parte do governo. A medida evita que o lixo seja espalhado por animais, entupindo bueiros e ocasionando danos em dias de chuva. A programação com dia e hora da execução do trabalho em todos os bairros da cidade visa melhorar o funcionamento do serviço de coleta de lixo domiciliar.

Outras informações pelo telefone (22) 27961235/27961653. Secretaria de Serviços Públicos - Rua Marechal Rondon, 390.


Fotos Relacionadas