‘Diverso - o show’ será nesta sexta (12) no Solar dos Mellos
A entrada é gratuita é haverá praça de alimentação.
O show Diverso, com a proposta de transformar sons e emoções, será apresentado gratuitamente, nesta sexta-feira (12), às 19h, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, onde haverá praça de alimentação. O espetáculo é uma realização da Secretaria de Cultura de Macaé, por meio da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Com interpretações coletivas e individuais - do samba ao rock, da MPB ao pop, do jazz ao lírico - o projeto, sob a direção-geral do maestro Jardél Màia, escolheu como símbolo de diversidade a borboleta, para a valorização da singularidade de cada cantor.
Para o diretor, destacar a individualidade de cada um do elenco, composto por 30 integrantes, promove a harmonia grupo. A borboleta colorida simboliza também o conceito da metamorfose de sons. Os cantores são, em sua maioria, integrantes do grupo vocal Ensemble Vozes Entretom, composto por alunos do professor Jardél Màia nos cursos Básico e Técnico em Canto da Emart, escola pública de artes de Macaé. Desde 2023, Jardel emprega no Ensemble o estudo da Fisiologia da Voz e uma metodologia própria combinando as técnicas do Belting, Speech Level Singing (SLS), Lírico e Legit no repertório do grupo.
“A borboleta colorida é o símbolo desta metamorfose artística, onde a individualidade e a união se encontram. Um show que realça a singularidade de cada um e promove a harmonia entre todos. O show Diverso é uma transformação de sons e emoções, onde cada nota é um fio de cor que se entrelaça para formar uma tapeçaria musical única. Somos esta música plural, como uma borboleta colorida que abre suas asas e revela a beleza da diversidade. Ela é o símbolo deste show, representando a diversidade e a metamorfose de processos artísticos profundos dos cantores. Suas cores vibrantes e variadas inspiram a identidade visual do Diverso, criando uma atmosfera multifacetada e eclética”, explica o idealizador.
No repertório, músicas de Tom Jobim, Marisa Monte, Renato Russo, Adele, Queen, Miley Cyrus, Celine Dion, Cynthia Erivo, Glória Groove, Evanescence, ACDC, Cazuza, entre outros. O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé fica na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade.
Maestro e preparador vocal
Como maestro, preparador vocal, arranjador e ator, Jardél Màia recebeu o Prêmio Shell em Música (2006) e atuou em óperas como Bodas de Fígaro (Mozart) e Orfeu de Monteverdi. Desde 2013, é julgador do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, no quesito Harmonia. O professor é formado em Música pela UFRJ, com pós-graduação em Gestão e Políticas Educacionais pela CLAEH Montevidéu/Uruguai e Especialização em Fisiologia da Voz (FIV) pelo CEV-SP. Jardel atua como vocal coach e preparador vocal de artistas e como professor de Canto com alunos online na Suécia, Inglaterra e Argentina. Além de professor da Emart, integra a equipe do Ceftem, no Rio de Janeiro.
Elenco
Direção-geral: Jardél Màia
Ensemble Vozes Entretom: Jardél Màia (regente), Ângela Lobo, Ana Moraes, Andréa Lisboa, Camila Aguiar, Elias Souza, Henrique Gaudard, Jair Dantas, Jéssica Leão, João Valentino, Jô Sousa, Jones Rodrigues, José Domingos, Josie Schuenck, Leonardo Schwab, Lita Lopes, Luíza Moreira, Luh Ribeiro, Luma Oliveira, Manon Moreno, Marcus Vinícius, Missimaira, Rapha Almeida, Raquel Sol, Renata Monteiro, Rodolfo Valentino, Silvana Pinto.
Alunas do Curso Básico de Canto da Emart: Rafa Brando e Sheila Juvêncio.
João Aprígio (Violão)

