logo

Gestão de Pessoas investe em capacitação humanitária com a Cruz Vermelha

17/09/2025 08:01:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin | Divulgação

O objetivo é preparar os participantes para atuarem em situações de emergência

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, realizou nesta terça-feira (16), das 8h às 12h, no Paço Municipal, o segundo e último dia do Curso Básico de Formação Institucional (CBFI), em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira – filial Macaé. A capacitação foi destinada a servidores municipais inscritos como voluntários em ações humanitárias promovidas pela instituição. A Secretaria pretende criar no município a Brigada da Cruz Vermelha composta por servidores públicos.

O curso teve carga horária total de oito horas, mas foi dividido em dois encontros de quatro horas (9 e 16) para não comprometer o funcionamento das repartições públicas. O objetivo é preparar os participantes para atuarem em situações de emergência, campanhas sociais e ações de apoio à população em situação de vulnerabilidade.

Durante a formação, os servidores receberam conteúdos sobre princípios da Cruz Vermelha, ética humanitária, logística de atendimento e noções básicas sobre voluntariado. O encontro foi aberto pela Secretaria de Gestão de Pessoas e ministrado pelo presidente da Cruz Vermelha em Macaé, Marcos Bouchorny. Ao final, os participantes receberam certificado com reconhecimento internacional, ficando aptos a atuar em situações no município, em outras cidades e até em missões internacionais.

Segundo Bouchorny, a Cruz Vermelha de Macaé conta atualmente com 130 voluntários cadastrados. Para ele, a participação de servidores municipais ampliará esse número e fortalecerá o trabalho social no município.

Como parte da agenda de capacitação, a Prefeitura promoverá no dia 23, na Casa do Servidor, o Curso de Primeiros Socorros, também em parceria com a Cruz Vermelha. Conduzida por profissionais especializados, a atividade abordará técnicas de atendimento emergencial, como reanimação cardiopulmonar (RCP), controle de hemorragias, imobilizações e procedimentos para desmaios, quedas e engasgos. O curso é exclusivo para servidores municipais e busca ampliar a capacidade de resposta em situações críticas, tanto no ambiente de trabalho quanto na comunidade.

O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, ressalta:


“Capacitar servidores para o voluntariado é uma forma de aproximar ainda mais a Prefeitura da comunidade. Com o apoio da Cruz Vermelha, nossos profissionais recebem formação reconhecida internacionalmente e passam a atuar não apenas no município, mas também em outras localidades quando necessário. Além disso, temos o projeto de implementação da Brigada da Cruz Vermelha em Macaé, composta por servidores municipais, que vai fortalecer a rede de apoio social e humanitária e garantir que a população seja atendida de forma rápida e organizada em situações críticas.”



Durante o CBFI, a Cruz Vermelha também apresentou um panorama sobre a história da saúde pública no município, destacando ações como o apoio durante a pandemia da Covid-19, com a contribuição do ônibus da vacina, além de outros serviços gratuitos oferecidos à comunidade. Os participantes conheceram ainda a trajetória da Cruz Vermelha, fundada em 1863 por Henri Dunant, na Suíça, reconhecida como a maior organização humanitária do mundo, presente em mais de 190 países. No Brasil, foi instituída em 1908 e atua em desastres, conflitos e ações sociais, sempre guiada por seus sete princípios fundamentais: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.


Fotos Relacionadas