Intolerância Religiosa: evento reunirá a diversidade

17/01/2023 15:20:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Aceitação, valorização e respeito à diversidade cultural são objetivos do evento

Reunindo representantes de diferentes segmentos religiosos, o ‘Encontro contra Intolerância Religiosa: Todos na mesma roda' abrirá as reflexões que culminarão no Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 21 de março. O evento gratuito, realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SPPIR), será na próxima terça-feira (24), às 18h, na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF/Macaé), no Centro da cidade.

A secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz, faz um convite à contribuição da sociedade neste debate. “Nosso objetivo é refletir sobre a necessidade de se ter práticas de aceitação, valorização e respeito à diversidade cultural, que inclui a diversidade religiosa e o reconhecimento da legitimidade de cada uma das religiões praticadas no Brasil, enquanto um país laico. Faço um convite para esta roda de reflexão e de atitudes que vão nos ajudar a combater a intolerância religiosa. Aguardamos a presença e a contribuição de todos”.

Não é necessário se inscrever previamente para participar do evento. A roda de conversa será mediada pelo representante da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) de Macaé, Marcos Vinicius, que é colaborador da SPPIR.

Participarão do debate o pastor Hermenegildo (segmento evangélico), o diácono Sérgio Catão (catolicismo), o babalorixá Magnum Amado (umbandismo), Marcos Ferreira (candomblecismo) e Saraiva Jr (espiritismo).

O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial será celebrado pela Prefeitura de Macaé em ação conjunta das secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Educação, Saúde, Esportes e Cultura. A data foi criada em reconhecimento à luta e conquistas de direitos sociais para a população negra. O 21 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul, em 1966, e deixou 69 vítimas fatais.

O Sindipetro-NF está localizado na rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257.