Macaé bomba neste domingo com Verão pra Todos

22/01/2023 13:59:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Ana Chaffin

Quem quiser participar do projeto, basta comparecer na Praia de Imbetiba no próximo domingo, dia 29

Com temperatura entre 27 e 28 graus e sensação térmica de 31 graus, Macaé bombou neste domingo (22) com o projeto “Macaé: Verão para todos” no canto esquerdo da Praia de Hollywood, nos Cavaleiros, de 9 às 14 horas. O projeto consiste em levar pessoas com mobilidade reduzida para o mar, com o suporte de agentes qualificados para atuação marítima da Defesa Civil e voluntários formados.

Fábio Luiz da Silva, de 57 anos, soldador aposentado, se divertiu no mar com muitos banhos. “O projeto é maravilhoso”, comentou Fábio Luiz, que participou no domingo anterior (dia 15) do Verão para Todos após oito anos sem entrar no mar e gostou tanto que voltou. Sua esposa, Ana Silva, elogiou a atenção e o profissionalismo dos agentes da Defesa Civil. “Sempre somos tratados com muita gentileza aqui”, ressaltou.

De acordo com o coordenador do “Macaé: Verão para todos”, o agente da Defesa Civil que também é professor de Educação Física, Diogo Guimarães, o interessado em participar do projeto basta ir até o local com sua cadeira de rodas que toda a estrutura de rampa para acesso à areia está montada para a chegada na tenda do projeto.

Na tenda, o participante fica na sombra, bebe água, suco, passa para a cadeira anfíbia e coloca o colete salva-vidas para que os agentes da Defesa Civil o acompanhem até o mar, onde no momento adequado com baixas ondas, entra no mar. Em seguida, a cadeira anfíbia é retirada e o banhista fica à vontade para aproveitar o mar.


- Ajudamos o banhista a descer para a praia e quem não quiser entrar e ficar apenas na beirada do mar, damos o suporte para que ele receba banho de água do mar com recipiente plástico, se desejar – explicou Diogo Guimarães. Todos os domingos, de seis a oito agentes da Defesa Civil atuam no projeto.

Duas edições serão realizadas em Imbetiba, no próximo domingo, dia 29, e no último domingo de fevereiro. Os turistas Laura Azevedo e Ives Borges, que passam o final de semana em Macaé, afirmaram que ficaram encantados com o projeto. “Nunca tínhamos vindo em Macaé e agora pretendemos voltar, além de organizada e limpa, a cidade promove inclusão, estamos admirados com o projeto das cadeiras anfíbias”, exaltou a turista.


Fotos Relacionadas