Secretaria de Saúde


UBS Animal


O cuidado e proteção dos animais fica por conta da Coordenadoria de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), que possui uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Animal em funcionamento:
  • UBS Animal da Serra – Além da unidade da sede do município, a população também pode contar com a UBS Animal da região serrana, que atende às terças-feiras, das 10h às 16h. Os serviços oferecidos na unidade são atendimento clínico veterinário, cadastro para castração de cães e gatos e para vacinação antirrábica. O endereço é Praça Principal de Córrego do Ouro, Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/n, anexo ao Parque de Exposições.
Os serviços foram reestruturados o Programa das Unidades Básicas de Saúde Animal no município conta com atendimento clínico para cães e gatos, acompanhamento veterinário e emergencial, cadastro para vacinação antirrábica e cadastro para castração.

Para que os cães e gatos sejam atendidos é necessário que o responsável apresente documento de identidade pessoal com foto, comprovante de residência na serra macaense. O responsável sai da consulta com a receita, se necessário, com a data agendada para o retorno e o encaminhamento para castração ou cirurgia, conforme cada caso.

Contato – A equipe da CEPSACZ atende a solicitações no e-mail: cepsacz@gmail.com. Os interessados também podem ligar para o telefone: 0800 022 6461. Todas as demandas do setor são registradas através desse número e e-mail e encaminhadas para serem atendidas.

A UBS Animal é uma ação da Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. A equipe é composta por dois médicos veterinários e dois auxiliares.

Clique aqui para efetuar o pré-cadastro para vacinação antirrábica