Ações da Cevas para controle de endemias é semanal e contínua

30/01/2023 15:11:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Em Macaé, a guerra para controle das endemias por vetores é contínua durante todo o ano. Para combater o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, de forma localizada, o carro fumacê (UBV) estará nesta semana percorrendo as ruas do Parque Aeroporto, Nova Holanda, Aroeira, Botafogo e Novo Botafogo, das 9h às 17h. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, com execução da Coordenaria de Vigilância Ambiental (Cevas). As denúncias sobre focos do mosquito são recebidas pelo setor através dos telefones: 0800-0226561 e 2772-6461.

A atividade prevista no cronograma da semana tem início nesta segunda-feira (30) e segue até o dia 3 de fevereiro, cobrindo 11 regiões, compostas pelos seguintes locais: Centro, Cajueiros, Imbetiba, Aroeira, Horto, Jardim Vitória, Malvinas, Virgem Santa, Botafogo, Miramar, Visconde Araújo, Riviera Fluminense, Glória, Vale das Palmeiras, Vale dos Cristais, Imboassica, Nova Holanda, Nova Esperança, Fronteira, Ajuda, Imburo, Parque Aeroporto, Barreto, Lagomar, Cabiúnas e distritos da Região Serrana.

As ações incluem ainda a atualização de dados para reconhecimento geográfico e visitas domiciliares. No reconhecimento geográfico, os agentes de controle fazem o levantamento do número de casas e anexos em áreas previamente delimitadas, numerando e classificando conforme o tipo de construção. Nesse mapeamento também se registra os dados necessários sobre vias de acesso e situação dos locais em relação à vizinhança, suas coleções hídricas, condições sanitárias e meios de comunicação existentes.

No dia 3 de fevereiro, a atividade extra ‘Cevas Itinerante’ estará no Parque Valentina Miranda, realizando diversos serviços em uma só ação, reforçando o combate ao Aedes aegypti, roedores e o Caramujo Africano. Esse amplo trabalho consiste em visitas domiciliares e distribuição de telas de caixa d’água para evitar o surgimento de larvas.

O controle de roedores acontecerá no bairro Novo Botafogo, Orla dos Cavaleiros (monitoramento 20 horas), Aroeira (Rua Francisco Alves Machado), Parque Aeroporto e Parque Valentina Miranda, seguindo o calendário do dia 30 a 3 de fevereiro. Exclusivamente no dia 2, haverá Capacitação de Controle Químico, padronização do uso de equipamentos, inseticidas e seus EPIs, voltada à equipe de Ponto Estratégico e Bloqueio.