CAPS-AD Macaé vai oferecer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites

30/01/2023 10:27:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

Reunião traçou a estratégia que deve ser implantada em outros setores da Saúde do município

Uma boa notícia para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Macaé (CAPS-AD). A partir de fevereiro, em parceria com o no Programa DST/IST, o setor vai disponibilizar, para seus pacientes, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Esse é o primeiro setor de saúde do município a oferecer esse tipo de serviço, que concentra-se no Programa DST.

A reunião que definiu a estratégia aconteceu na última quinta-feira (26) e reuniu os enfermeiros Tatiana Avelar e Richard Diego Felix (coordenadores CAPS-AD), Sandra Barcelos (coordenadora do Programa DST/IST), Fábio Medeiros (assistente administrativo) e José Antonino (técnico de Laboratório).

O Programa já mantém o trabalho de testes rápidos para toda a população, que pode fazer contato com o setor para agendar o serviço, que libera o resultado em 30 minutos, e conta com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro e psicólogo.

A proposta, segundo Sandra Barcelos, é que cada unidade de saúde do município possa realizar os testes rápidos no seus setores, para que os munícipes tenham opção de testagem mais próxima de suas residências.


"O CAPS-AD é o primeiro setor que implanta esse serviço, fora do nosso Programa. Essa semana, fizemos uma capacitação dos enfermeiros. Nós fornecemos essa capacitação com nossos profissionais que queiram implantar o serviço no setor. No CAPS-AD os testes serão realizados apenas nos pacientes assistidos por eles", explica.

Por mês, o Programa DST/IST realiza cerca de 200 testes, apenas na unidade, sem contabilizar a testagem promovida no CTA Itinerante, montada em eventos em pontos públicos da cidade. De setembro a novembro de 2022, foram realizados 1.530 testes.

Para fazer o exame, é necessário passar pela equipe de aconselhamento antes e depois do procedimento. Quando o resultado é positivo, o paciente já inicia seu atendimento no programa, com uma equipe multidisciplinar.

O Programa DST/AIDS fica à Rua Alfredo Backer, 182 - Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2796-1704 ou pelo e-mail: dstaids@macae.rj.gov.br. O atendimento acontece das 8h às 17h.