Cevas Itinerante realiza mutirão de conscientização nesta quarta

07/02/2023 15:11:00 - Jornalista: Liliane Barboza

As equipes estarão no bairro da Lagoa e Praia do Pecado

Equipes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Secretaria de Saúde estarão a partir das 9h, realizando um mutirão para conscientizar os moradores do bairro Lagoa e Praia do Pecado, nesta quarta-feira (8), sobre os mosquitos que estão aparecendo na localidade.

O supervisor geral do Cevas, Marcelino Rocha, explica que a ação é mais para acalmar os moradores, pois esses insetos não picam. “Estaremos percorrendo todas as casas para informar sobre o assunto, mas também estaremos fazendo a ação de combate ao Aedes aegypi”, explicou.

Ele explica ainda que os insetos pertencem à família Chironomidae e que são amplamente distribuídos pelo mundo, ocorrendo em todas as regiões do planeta, incluindo a Antártica. É um dos mais abundantes e ricos grupos de organismos encontrados em riachos, córregos, lagos e lagoas.


“Apesar de serem encontrados com grande facilidade em sistemas aquáticos, esses organismos não são prejudiciais para saúde humana, uma vez que não picam o ser humano ou outros animais. Além disso, não são transmissores de nenhum tipo de doença conhecida atualmente”, esclareceu.


Marcelino explicou ainda que a explosão populacional desses insetos nas regiões próximas aos bairros São Marcos e Lagoa, pode estar relacionada a algum desequilíbrio ambiental no corpo hídrico da Lagoa de Imboassica, como por exemplo a remoção da cobertura vegetal aquática presente nas margens da lagoa, fazendo com que os insetos adultos procurem as residências para se abrigarem. “Agora, é aguardar que o ciclo natural se restabeleça", concluiu o supervisor.