Saúde mantém rotina de vacinação nos polos da cidade

07/02/2023 13:37:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Bruno Campos

O objetivo é facilitar o acesso da população ao serviço disponível em mais de 40 salas de imunização

A Secretaria de Saúde, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Básica, segue em ampliação do atendimento de vacinação das doses que compõem o Calendário Nacional de Imunização para crianças e adultos.

O objetivo é facilitar o acesso da população ao serviço, que segue disponível em mais de 40 salas de vacinação situadas em unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo a Coordenação do Programa de Imunizações do município, a cobertura vacinal encontra-se nos seguintes parâmetros: sarampo - 34,95%; poliomielite - 45,96%; influenza - 67,4% e BCG - 44,28%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. Ela elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, a imunização evita de dois a três milhões de mortes.

Uma das vacinas fundamentais na infância é a vacina BCG, importante na prevenção das formas graves de tuberculose. Em Macaé, ela está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Barramares. O imunizante, que faz parte do calendário nacional de vacinação, é destinado a crianças na faixa etária de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.


“É importante os pais e responsáveis verificarem o Cartão de Vacinação das crianças e dos adolescentes. A rotina de atendimento pode ser acompanhada diariamente em nossas unidades”, destaca Mariana Gulão, Coordenadora do Programa de Imunização.



A vacina BCG, também oferecida na Casa da Criança, precisa ser agendada, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Já na UBS Barramares, a marcação acontece nos mesmos dias e horários. O responsável deve comparecer com a certidão de nascimento, cartão de vacina e comprovante de residência.


Fotos Relacionadas