Macaé elabora novo plano de recolhimento de produtos eletrônicos

06/02/2023 15:39:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Divulgação Ambiente

O plano definirá os processos de recolhimento e destinação adequada dos produtos

O novo Plano de Trabalho que definirá os processos de recolhimento e destinação adequada de produtos, peças e resíduos eletrônicos e de eletrodomésticos já começou a ser elaborado pela Prefeitura de Macaé.

A regulamentação tem como base o Decreto Estadual nº 48354/2023, promulgado no último dia (3) pelo Secretário Estadual do Ambiente e Governador em exercício, Thiago Pampolha.

O novo Plano reunirá diretrizes estabelecidas de forma integrada entre as Secretarias de Ambiente e Sustentabilidade e de Serviços Públicos e estabelece medidas como os futuros pontos de entrega voluntária desses componentes e dias de coleta agendada.

Essas regras irão compor a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos no município de Macaé. “É um avanço importante para dar continuidade a serviços promovidos pelo município que asseguram o descarte adequado desses resíduos altamente poluentes. Mantemos uma relação institucional e de proximidade com a Secretaria Estadual do Ambiente importante para ampliar as nossas ações”, destacou o Secretário do Ambiente, Juninho Luna.

O Plano de Trabalho dará base ao Termo de Cooperação para implantação de Programa Municipal de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, a ser assinado pela prefeitura e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).

O resíduo eletroeletrônico e eletrodoméstico, além de ser de difícil armazenagem pelo volume gerado, também contêm substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente em suas composições. Por isso, a necessidade de se disciplinar seu descarte e a destinação ambientalmente adequada.

A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE),é a entidade gestora responsável pela implementação e operacionalização da Logística reversa dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em todo o Brasil.


Fotos Relacionadas