Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Agroeconomia

Apoio aumenta 80% a produção da agricultura familiar

2016-10-20 10:31:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
Um homem despejando milhos em uma plantação aberta
Foto: João Barreto
Preparo do solo, forma de plantio e controle de pragas e doenças são técnicas disponibilizadas

Produtores rurais de Macaé aumentam a eficiência, em até 80%, com o apoio técnico da prefeitura. O preparo do solo, a forma de plantio e o controle de pragas e doenças são as principais técnicas fornecidas pela Secretaria de Agroeconomia. O produtor rural do Assentamento Celso Daniel, Nilson Gomes, de 60 anos, revela que esse suporte mudou sua forma de plantio. "Além do apoio técnico, recebi maquinário agrícola, apoio logístico, aplicação de calcário, drenagem e adubo", destaca.

O produtor ainda informou que colheu cerca de seis toneladas de milho e 3,5 toneladas de feijão na última safra. "Esse resultado foi inédito. Antes do apoio técnico, eu não conseguia entender o motivo da produção ser fraca. O suporte faz a diferença na vida de todos nós. Sou muito grato a toda equipe, que desempenha esse papel da melhor forma possível, até mesmo aos domingos e feriados. Em qualquer emergência eles aparecem", disse Nilson, que há dez anos se estabeleceu no assentamento e também produz hortaliças, amendoim, abóbora, cenoura, quiabo, entre outros.

De acordo com o Secretário de Agroeconomia, Joaquim Jardim, cerca de 205 famílias estão instaladas no Assentamento Celso Daniel em um território de 450 mil metros quadrados. "É importante frisar que, por meio desse apoio, o agricultor não se beneficia sozinho, pois é necessário contratar ajudantes para dar conta da colheita, o que ajuda a movimentar a economia do município", frisou.

O secretário ainda acrescenta que alguns produtores têm cerca de 50% da sua produção destinada à merenda escolar, uma ação conjunta entre as secretarias de Agroeconomia e Educação, que tem como objetivo ampliar a utilização de alimentos saudáveis com a inserção de produtos da agricultura familiar. A Secretaria de Agroeconomia também oferece assistência ao pecuarista.

Os pequenos produtores rurais de Macaé interessados em obter informações sobre a assistência técnica devem procurar a sede da secretaria de Agricultura, localizada no Parque de Exposições Latiff Rocha Mussi, Rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto ou pelo telefone (22) 2759-5309.

+ Mais Notícias
Busca

Destaque