Licenciamento Municipal de Obras





Antes de começar uma obra é necessário contratar um Engenheiro Civil ou Arquiteto para a elaboração do projeto. Com o projeto pronto é necessário dar entrada no processo de aprovação junto a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. Para tal, há um setor exclusivo para protocolar a requisição de aprovação de onde o processo será encaminhado para análise técnica e posterior fiscalização. Aprovado o projeto, será emitido o alvará de construção (que é a licença para início da obra). Tanto o alvará de construção quanto as plantas aprovadas devem ser mantidos permanentemente no local da obra para eventual apresentação ao fiscal do município.

Ir para o início



Todos os cidadãos, pessoa física ou jurídica, que pretendam construir, ampliar ou modificar edificações em Macaé. O poder público entende que o proprietário do lote ou terreno é o responsável legal pela edificação. Ele é o requerente oficial.

Ir para o início



Para os diferentes tipos de licenças de construção, ampliação, modificação ou mesmo para a regularização de obras, o requerente deve se dirigir ao setor de protocolo da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, situado na Avenida Camilo Nogueira da Gama, nº. 250, Bairro Botafogo e apresentar formulário de requisição do serviço acompanhado dos documentos necessários conforme "Check-list" apresentado no Portal.

Quem é o requerente?

O requerente é a pessoa física ou jurídica responsável pela construção ou ampliação de uma edificação. Entretanto, o requerente pode se fazer representar para o protocolo e acompanhamento do processo junto à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. O representante deve ser profissional qualificado. A submissão do projeto, por sua vez, depende da identificação do responsável técnico pelo projeto, sendo profissional qualificado para tanto, nas áreas de arquitetura e engenharia civil, por exemplo.

Documentos necessários para protocolo junto à secretaria municipal de obras e urbanismo:


Formulários


Documentos necessários junto à Empresa Pública Municipal de Saneamento - ESANE:


Ir para o início



Corpo de Bombeiros:


Empresa Pública Municipal de Saneamento - ESANE:


Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana:


Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo:



Ir para o início







 

Busca

Acesso Rápido

Destaque