Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade

Programas Municipais de Coleta e Destinação de Resíduos Especiais

Para lidar com a questão dos resíduos sólidos, foi promulgada a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei Federal nº 12.305/2010), que compreende a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos como o conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

Visando oferecer aos munícipes alternativas ambientalmente adequadas de destinação de seus resíduos sólidos, orientando sobre os danos ao meio ambiente e à saúde relacionados ao descarte incorreto desses resíduos, até que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes implementem a logística reversa, a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade possui programas e ações de destinação de resíduos especiais - que por seu volume, peso, grau de periculosidade ou degradabilidade, requerem procedimentos especiais para o seu manejo e destinação, considerando os impactos negativos e os riscos à saúde e ao meio ambiente.

Recicle seu óleo – Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado

Em parceria com o PROVE - Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Ambiente recebe óleo vegetal em garrafa PET em 12 pontos de entrega voluntária.

Todo material coletado é encaminhado para reciclagem, sendo usado como matéria-prima na produção de sabão, detergente e de fontes de energia alternativas, como o biodiesel.

Pontos de entrega voluntária de óleo vegetal usado:
  • Cavaleiros - em frente ao posto 2, próximo ao Espaço de Convivência;
  • Sana - Base Operacional da Secretaria de Ambiente;
  • Alto dos Cajueiros - na Secretaria de Ambiente (Avenida Rui Barbosa, 1725, Centro);
  • Centro - Mercado de Peixes;
  • Morada das Garças - Guarita de entrada do bairro;
  • Barra de Macaé - Macaé Facilita;
  • Córrego do Ouro - Macaé Facilita;
  • Lagomar - na rua W5 – antigo correio comunitário;
  • Mirante da Lagoa - Praça principal do bairro (onde acontece a feirinha);
  • Aroeira – Colégio Municipal da Aroeira;
  • Parque Aeroporto - sede da Associação de Moradores do Parque Aeroporto;
  • São José do Barreto - sede da Associação de Moradores do Barreto.
Programa Municipal de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos

Na manufatura reversa os eletroeletrônicos são desmontados manualmente, logo após é feita a separação dos componentes de acordo com a reciclagem que será feita na sequência: plásticos, ferros, metais, alumínio e placas de circuitos vão para diferentes usinas. A reciclagem dos eletroeletrônicos permite evitar a contaminação do ambiente por metais pesados e reintroduz matérias primas no ciclo de produção, evitando a extração de novos materiais e diminuindo a degradação ambiental.

Pontos de entrega voluntária:
  • Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade - Avenida Rui Barbosa, 1725 – 1º Piso - loja 26 - Alto Cajueiros, Macaé Shopping;
  • Centro de Convivência dos Cavaleiros (posto 2);
  • Mercado Municipal de Peixes;
  • Colégio Municipal da Aroeira;
  • Associação de Moradores do Parque Aeroporto – Praça da AMPRA
Programa Municipal de Coleta de Pneus

No Programa Municipal de Coleta de Pneus, todo material coletado é encaminhado pra reciclagem, por meio de convênio com a Reciclanip entidade que representa a ANIP- Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos na responsabilidade pós-consumo dos pneus fabricados.

Conheça nossas rotas:
  • Norte: Jardim Carioca, São José do Barreto, Parque Aeroporto, Lagomar, Barra de Macaé, Ajuda de Cima, Imburo e Linha Azul
  • Centro: Aroeira, Botafogo, Novo Botafogo, Visconde de Araújo, Centro, Miramar e Cajueiros.
  • Sul: Sol y Mar, Riviera Fluminense, Alto dos Cajueiros, Novo Cavaleiros, Costa do Sol, Praia Campista e Linha Vermelha.
  • Serra: região serrana do município.
Operação Papa-lâmpadas: Coleta de Lâmpadas Fluorescentes (anual)

Para oferecer aos munícipes e aos órgãos da administração pública uma alternativa ambientalmente adequada de destinação de suas lâmpadas fluorescentes até que seja implementada a logística reversa pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade realiza anualmente campanhas de coleta deste material, além de orientar sobre os danos à saúde e ao meio ambiente relacionados ao descarte incorreto deste material.

Não descarte suas lâmpadas no lixo!

Armazene as lâmpadas na embalagem original ou embaladas em papelão ou jornal, entregue no local de compra ou aguarde a próxima Operação Papa Lâmpadas!