Feira dos Agricultores acontece toda sexta no Visconde

06/02/2020 10:14:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Mauricio Porão

A nova feira acontece às sextas, de 7h às 14h, na Praça da Igreja Santo Antônio

Frutas, hortaliças, ovos e queijos são alguns alimentos que podem ser encontrados na Feira dos Agricultores, que acontece toda sexta-feira, de 7h às 14h, na Praça da Igreja Santo Antônio, no bairro Visconde de Araújo. A iniciativa acontece desde o início de janeiro e conta com produtos orgânicos, certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em 2019, 18 pequenos produtores de Macaé receberam o Selo Orgânico, certificação do MAPA, que visa transmitir a segurança necessária ao consumidor e garante a comercialização deste tipo de alimento. Um exemplo dessa conquista é a agricultora Maria Benedita da Costa, que comercializa diversos itens que ela mesma produz em sua propriedade, localizada no Assentamento Celso Daniel.

"Feijão, pimenta, quiabo e ovos são os alimentos que eu mais comercializo. Aos poucos estamos conquistando visibilidade e confiança. Percebo que a procura por produtos orgânicos está cada vez mais em alta. Aqui, já somos três produtores que oferecem esse tipo de alimento", pontuou Maria Benedita.

Empolgada, Tatiana Leal passou de carro pela praça e avistou a feira, na qual as verduras verdes e frescas, as bananas amarelas e bonitas chamavam a atenção de todos que passaram na última sexta-feira (31). "Eu acabei de saber que agora, aqui no bairro, nós temos essa feira. Eu só vou comprar aqui, prefiro, pois os produtos são mais frescos, mais saudáveis e muito mais saborosos", pontuou Tatiana.

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agroeconomia, João Flores, explica que a Feira dos Agricultores está em fase de implantação. Segundo ele, os feirantes estão dispostos a ouvir as preferências e as necessidades dos consumidores. "Nossa meta é estabelecer padrões de comportamento e fiscalização dos produtos oferecidos ao consumidor", destacou.

Como incentivo aos produtores da cidade, a Secretaria de Agroeconomia disponibiliza assistência técnica aos agricultores na produção de mudas, por meio de orientação de preparo mecanizado de solos e correção de acidez. Práticas de cultivo, controle de pragas e doenças, insumos básicos para produção, como calcário e composto básico, transporte de produtos às feiras também são disponibilizados.

Os pequenos produtores rurais de Macaé interessados em participar das feiras promovidas pela Secretaria de Agroeconomia devem procurar a sede da secretaria, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, Rodovia Amaral Peixoto, s/n, São José do Barreto. Mais informações pelo telefone 2759-5309.


Fotos Relacionadas