Sistema de irrigação automatizado beneficia produtores

06/07/2018 10:29:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

Produção familiar no Assentamento Prefeito Celso Daniel teve aumento de 70%

Alface, couve e taioba são algumas das hortaliças produzidas na propriedade de Sônia Maria (60) e Arenildo Gomes (69), no Assentamento Prefeito Celso Daniel. Com a implantação do sistema de irrigação automatizado, que contou com o apoio técnico da Secretaria de Agroeconomia, a produção da unidade aumentou cerca de 70%. O casal, especializado em produzir hortaliças orgânicas, faz parte do grupo que receberá, ainda este ano, o selo orgânico pelo Ministério da Agricultura, por meio de certificação participativa.

"Produzíamos 50 pés de alface por semana. Após a implantação do sistema de irrigação automatizado, esse número subiu para 100, pois o tempo que gastávamos regando as hortaliças manualmente, hoje, a gente produz", destacou Sonia Maria.

O casal ainda aponta que essa nova realidade possibilitou alavancar, consideravelmente, a renda mensal. Hoje, as hortaliças orgânicas de Sônia e Arenildo são comercializadas em três feirinhas da agricultura familiar: praia do Pecado, Imbetiba e na Feirinha da Roça, no Centro, além de fornecerem para a merenda escolar.

De acordo com informações do engenheiro agrônomo da Secretaria de Agroeconomia, João Flores, as hortaliças têm ciclo curto e precisam de muita hidratação. "O projeto, além de economizar energia elétrica, fornece a quantidade de água necessária para que as plantas cresçam saudáveis", pontuou o engenheiro agrônomo.

João Flores ainda acrescentou que o objetivo do município é ajudar, por meio de apoio técnico, na implantação do sistema de irrigação para beneficiar outros produtores. Quem tiver interesse deve solicitar o serviço por meio da Secretaria de Agroeconomia, que fica no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, localizado na rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto, de 8h às 17h. Telefone 2759-5309.


Fotos Relacionadas