Cetep instrui para a formação de montador de andaimes

22/06/2015 15:10:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Formar mão de obra qualificada é uma das metas do Cetep

O Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) terminou no último dia 30 de maio as aulas do curso de Montador de Andaimes, nas quais participaram gratuitamente 45 alunos. No dia 22 de julho ocorre a formatura. Seus profissionais atuam em estaleiros, plataformas, indústrias on e offshore, comércio e construção civil.

Segundo o diretor-presidente da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (AGETRAB) da Prefeitura de Macaé, Alexandre Fernandes, o montador de andaimes é um profissional facilitador das condições de trabalho. Atua com estruturas tubulares metálicas. Tem acesso a lugares inacessíveis, proporcionando a execução de trabalhos de construção, restauração, limpeza, pintura, manutenção e outros.

- Durante o curso os alunos têm disciplinas como Normas de Segurança, Trabalho em Altura, Primeiros Socorros, Técnicas de Montagem e Desmontagem de Andaimes e outras – afirma ele. As aulas teóricas foram na sede do Cetep e as práticas nas empresas parceiras, como a RT LEA, por exemplo.



Um ex-aluno

Luiz Eduardo Nogueira Duarte, de 24 anos, é da turma que terminou o curso no mês passado, mora no bairro São José do Barreto. Disse que aprendeu conteúdos sobre a prática e a teoria de montagem de andaimes. “Temas como segurança foram assuntos importantes que conheci. Para isso, torna-se necessário o uso de equipamentos, evitando erros”, explica.

- O Cetep abriu as portas para mim – avisa Luiz Eduardo, acrescentando que veio de Campos para Macaé há cinco meses e está gostando das oportunidades de trabalho aqui, onde há muitas empresas, que, apesar da crise, oferecem bons trabalhos.



Sobre o Montador de Andaimes


É da função desse profissional preparar andaimes, armando e fixando suas peças de madeira ou metal; instalar a armação, fixando os módulos verticais e prendendo os travessões horizontais, para formar o suporte das plataformas; dispor as plataformas, fixando suas peças de madeira ou metal sobre os travessões.

Também atua para montar os acessórios, instalando corrimãos, escadas e outros dispositivos, para permitir o acesso e trânsito e dar segurança aos trabalhadores. O montador de andaime é responsável por garantir que a montagem seja realizada de acordo com as especificações do projeto, além de verificar a qualidade dos equipamentos, conferir os apertos de abraçadeiras ou dos encaixes necessários a cada modelo, providenciar a amarração da estrutura da edificação e reportar ao supervisor direto qualquer problema observado no material da montagem.

Esse profissional executa seu trabalho tanto em locais fechados, quanto abertos (em campo), exposto a diversas condições meteorológicas durante seu expediente (sol forte, baixa temperatura, chuvas, ventos, umidade). Enquanto exercita suas atividades está sujeito a ruídos, esforço físico, posições variadas de trabalho, movimentação de materiais, ferramentas e equipamentos e trabalho em altura.

Por esses motivos, atua em sua função com EPI (Equipamento de Proteção Pessoal). É um trabalho que exige força física e requer um nível de instrução mínimo equivalente ao ensino fundamental (ou 1º grau completo) e sua aprendizagem pode ocorrer por intermédio de cursos de qualificação profissional. Pelas características do trabalho é imprescindível que esse profissional não tenha medo de altura.