Cinema brasileiro no Solar dos Mellos

12/09/2006 16:28:14 - Jornalista: Simone Noronha

O cinema brasileiro recente é a atração deste mês na programação do Solar dos Mellos, com entrada franca. O filme desta quarta-feira (13) é “Netto perde sua alma”, produção de 2003 de Beto Souza e Tabajara Ruas, com Werner Schunemann. O filme começa às 19h.

O filme, primeiro longa-metragem dos dois diretores, recebeu duas indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Ator (Werner Schünemann) e Melhor Roteiro Adaptado. O filme também ganhou quatro Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, nas categorias Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e o Prêmio Especial do Júri. A produção também ganhou o prêmio de Melhor Ator (Werner Schuneman), no Festival de Brasília.

O filme conta a história de Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido em plena Guerra do Paraguai e agora está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor, como o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontrar um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes.

Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.