InForma vai à Barra, ao Mirante e à Praça Veríssimo de Melo

05/08/2019 17:00:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Profissionais realizam avaliação de peso e pressão arterial, encaminhando para atividades físicas

O Programa InForma, da Secretaria de Esportes, realiza avaliação de peso e pressão arterial, encaminha para atividades físicas e orientação alimentar, sob cuidados de profissionais das áreas. Sempre de 8h ao meio-dia, o processo se dará, nessa semana, em três localidades. Na terça-feira (6), na Barra de Macaé; na quarta-feira (7), na praça da Associação de Moradores do Mirante da Lagoa e na quinta-feira (8), na Praça Veríssimo de Melo.

De acordo com sua coordenadora, a professora de Educação Física Pós-graduada em Fisiologia Francini Farah, o objetivo da atividade desempenhada pelo Programa InForma é levar as pessoas a fazerem atividades físicas de forma regular, com os devidos cuidados alimentares. Professores de Educação Física, Nutricionista e Assistente Administrativo fazem parte desse programa. O atendimento é realizado em praças e prédios públicos, ruas e também em sala de atendimento de avaliação física. Ginástica laboral também faz parte do trabalho.

Um trabalho de educação e informação

A ação faz um trabalho de educação não formal, passando pela situação de saúde do cidadão e levando, durante o atendimento, informações dos resultados de Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é um índice que regula peso com relação à estatura, segundo parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS). São oferecidas ainda informações do Guia Nutricional Brasileiro.

"Só é possível encontrar qualidade de vida quando se tem saúde no sentido pleno da palavra. Fazer atividade física é muito importante para alcançar o equilíbrio entre mente e corpo. O ideal é que as pessoas encontrem o controle das emoções, o peso e a pressão arterial adequados e o bem-estar nas relações familiares, laborais e psicológicas", pontua Francini.

O Programa InForma também faz o encaminhamento do cidadão para as atividades da secretaria de Esportes de Macaé, com profissionais e serviços nos programas de atividade física espalhados em toda cidade. Em Macaé há academias, aulas de ginástica, diversos desportos, lutas e danças, além de surfe e outros.

"O que nos engrandece durante esses dois anos é a receptividade da população, que é muito carente de informações. As pessoas nos recebem nos bairros com muito carinho, sempre agradecendo pelo trabalho", frisa a coordenadora do InForma.