Espaço na Cidade Universitária é sinônimo de vitalidade

16/06/2016 11:50:00 - Jornalista: Joiciana Hotz

Foto: João Barreto e divulgação

Ambiente conta com jogos que contribuem para interação e descontração dos alunos

Para brincar, não é preciso ser criança. É por isso que os alunos da Cidade Universitária das Instituições de Ensino Superior (IES), do Curso Municipal de Idiomas (CMI) e do Pré-vestibular Social utilizam o Espaço de Entretenimento e Convivência do Campus e se divertem para valer nos intervalos das aulas.

O local é humanizado com dois painéis de grafite, feitos por artistas locais. O primeiro é uma homenagem a Macaé que reúne os pontos turísticos da cidade. O segundo ressalta a diversidade no campus e contou com a participação dos universitários na criação. Ali, os estudantes se divertem entre amigos e nos jogos de sinuca e totó, também conhecido como pebolim, que é a atração mais concorrida.

Para o aluno do 9º período de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Wanderley dos Reis, o espaço propicia o bem-estar. "Este local favorece o contato com mais pessoas de outros cursos e instituições. Além disso, ajuda a tirar a tensão comum em sala de aula, principalmente, no período de provas. Eu e meus amigos gostamos do totó por ser um jogo de estratégia em equipe", avaliou o veterano.

Os estudantes que preferem a sinuca devem solicitar os acessórios, tacos e bilhar, aos Diretórios Acadêmicos da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Espaço de Entretenimento e Convivência também é palco para atividades culturais como feiras, exposições, rodas de conversa, competições escolares de xadrez e robótica e a Quarta Cultural realizada pelas IES. Foi ali também que aconteceu, no último dia 8, a Noite Oriental com dança do ventre e flashmob, e o resultado da promoção Amor Universitário da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), reunindo, num só evento, centenas de alunos que lotaram o hall.

O campus possui três IES: a Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com um total de 18 cursos de graduação e outros cinco de pós-graduação. Também oferece aulas presenciais de inglês e espanhol pelo CMI e Pré-vestibular Social. São, aproximadamente, cinco mil estudantes circulando diariamente no local.

A Cidade Universitária é gerida pela Funemac, situada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas