Incubadora de Empreendimentos Inovadores abrirá mais vagas

27/04/2016 10:03:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Primeiro edital de 2016 selecionou cinco Modelos de Negócios

A Incubadora de Empreendimentos Inovadores de Macaé, que divulgou este mês, os cinco classificados no Edital 01/2016, já se prepara para o lançamento do segundo edital deste ano. A antecipação do Edital 02/2016, programado para o segundo semestre, está em andamento devido ao sucesso da primeira seleção, não somente pela quantidade de finalistas, dezenove; mas também pela qualidade dos Modelos de Negócio concorrentes.

Comparando com o último edital de 2015, o aumento de inscritos no processo seletivo foi de 137,5%. Outra característica foi a grande diversidade nas áreas de atuação das empresas participantes. Apesar disso, ainda se observa destaque para os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação; Engenharia; Petróleo, Gás e Energia; Sustentabilidade; Entretenimento e Automação e Logística.

O Comitê Técnico classificou as seguintes empresas: Save Automação e Controle Industrial Ltda; Hofen Engenharia Projetos e Consultoria; Marcelo Sodré Dos Reis (X Pro); Danylo Soares Santarem (Ad Solar) e Fabio Cabral Da Silva (Gava Tecnologia).

O Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), o qual a Incubadora é vinculada, inicia agora a fase de formalização dos contratos de incubação para, após sua assinatura, receber as novas empresas para início dos trabalhos.

- É muito bom saber, pela gestão da Incubadora, que foi difícil a escolha pela banca, devido à alta qualidade dos projetos. Isso nos motiva ao lançamento de um novo edital, o mais breve possível, e demonstra o que temos apontado. Macaé tem o potencial de se tornar a ‘Cidade do Conhecimento’. Precisamos fomentar isso - diz o presidente do IMCT, Joelson Tavares.

O coordenador da Incubadora, Carlos Eduardo Silva, avaliou esta seleção como muito positiva, mas não atípica quando à diversidade dos segmentos inscritos. “Ficamos satisfeitos em perceber que o empreendedorismo em Macaé não é restrito a uma ou outra área. O surgimento de negócios de base tecnológica em segmentos variados contribui para diversificação do perfil econômico do município, que se faz tão necessária. O Sebrae tem um papel fundamental neste início, oferecendo diversas consultorias especializadas para desenvolvimento do negócio”, frisa.

O Programa de Incubação de Empresas da Prefeitura de Macaé prioriza a seleção de empreendimentos que apresentem em seu Modelo de Negócios a criação ou o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos intensivos em conhecimento, com potencial inovador, que possam contribuir para o desenvolvimento regional. O processo de seleção do Edital 01/2016 deu preferência a empresas recém-criadas, formadas por pesquisadores, estudantes, cientistas ou empreendedores, e outras que estão desenvolvendo novos projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora.

A Incubadora está localizada no IMCT, bairro Novo Cavaleiros, entre os polos universitário e industrial de Macaé. Mais informações pelos sites: www.macae.rj.gov.br/imct e incubadoramacae.com.br.