É Primavera no Solar dos Mellos

13/09/2019 09:51:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

A programação para setembro inclui a abertura da ‘13ª Primavera dos Museus’

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé entrou setembro com os ares da estação que se inicia no próximo dia 23. É neste mês que será celebrada a ‘13ª Primavera dos Museus – Museus por dentro, por dentro dos museus’, uma temporada nacional de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Entretanto, a cultura macaense e também da Região dos Lagos e Norte Fluminense já floresce no Solar que se tornou um espaço cultural e de convivência, contemplando os diferentes segmentos artísticos.

O secretário de Cultura, Thales Coutinho, enfatiza que uma das metas da pasta era transformar o museu da cidade em um espaço vivo, democrático e aberto a receber as diversas manifestações culturais que são expressas no município, atendendo a diferentes públicos.

"É gratificante perceber esta transformação. A Secretaria de Cultura realiza no museu desde visitações guiadas a patrimônios culturais da cidade e a exposições artísticas internas, até aulas de capoeira, feiras de artesanato e gastronomia, desfiles de moda de artigos feitos à mão, saraus de poesia, mostras de artes visuais, projetos voltados ao audiovisual, apresentações de dança e de música, da popular à clássica, e formação cultural e empreendedora em cursos, oficinas e palestra. Sempre gratuitamente e para toda a família", diz Thales.

"Nós da casa estamos abertos a novas parcerias. Sei que daqui para frente serão muitas", frisou a diretora do Solar dos Mellos, Viviane Chaves, durante o último ‘Curta no Museu’, que aconteceu na noite de quarta-feira (11).

Este mês o projeto passou a ser realizado com a estrutura do ‘Cinema na Rua’ da Secretaria Municipal de Cultura que estreou em junho, apresentando filmes do ‘Festival Varilux de Cinema Francês’. Os curtas-metragens foram exibidos por meio de um projetor moderno, em um telão inflável de oito metros por sete. A edição deste mês contou com duas produções do projeto convidado ‘Curta Macabu’, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de Conceição de Macabu. Estavam presentes para a Roda de Conversa a secretária, Vivian Moraes Leal Tavares, os diretores e produtores dos dois filmes exibidos, Daniel Ignácio e Lucas Machado, além de turmas de estudantes daquela rede de ensino, envolvidos com a produção dos curtas-metragens.

Na manhã também da última quarta-feira, através do Projeto Lugares de Memória do Programa de Educação Patrimonial da Secretaria de Cultura, outras duas turmas estiveram no museu. Desta vez foram alunos do Maternal II e do Pré I. Os pequenos da Escola Municipal de Educação Infantil Marlene Diniz Caldas, da localidade de Piracema, fizeram um tour histórico, cultural e turístico, com visitas monitoradas ao Solar dos Mellos e ao Forte Marechal Hermes, no bairro Imbetiba.

Programação especial

Nesta sexta-feira (13), às 9h, estreia o ‘Bazar Cultural’, que vai expor peças novas e usadas, masculinas e femininas e terá sorteio de brindes. O bazar acontece na sexta, das 9h às 18h, e no sábado, das 10h às 18h.

Além disso, as matrículas continuam abertas para as aulas de Capoeira com Mestre Kiko. Elas são ministradas as terças e sextas-feiras, para crianças (a partir de 3 anos de idade), das 18h às 19h30, e para adultos, das 19h30 às 21h.

A programação para setembro vai incluir ainda a abertura da ‘13ª Primavera dos Museus’ em Macaé, que acontece com o vernissage de uma exposição sobre o Solar dos Mellos (completando 15 anos), apresentação de capoeira e palestra sobre detalhes da história do museu da cidade.

A semana terá também o ‘Café Literário’ com o caricaturista e designer gráfico, Ed Meirelles, na quarta-feira (25), e o ‘Quintas no Museu Especial’, com a ‘Festa da Primavera da Cultura’, na quinta-feira (26). O evento, aos moldes da ‘Festa na Roça da Cultura’, realizada em julho, prevê o fechamento da rua Conde de Araruama, no trecho do quarteirão do Solar dos Mellos. A festa apresentará show dançante com a cantora Lú Oliveira - que promete muita animação ao som de forró, bolero, soltinho, samba e zouk - artesanato local e o melhor da gastronomia urbana da cidade.

O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no centro de Macaé.


Fotos Relacionadas