‘13ª Primavera dos Museus’ começa na segunda-feira

20/09/2019 09:57:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Programação inclui a abertura de exposição comemorativa dos 15 anos do Solar dos Mellos

A ‘13ª Primavera dos Museus – Museus por dentro, por dentro dos museus’ começa na segunda-feira (23) e se estenderá até sexta-feira (27). A programação inclui a abertura da exposição comemorativa aos 15 anos do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, a palestra ‘Museus e Fontes Primárias / Paleografia, História e Memória: Macaé e o Quilombo de Carukango’, visitas mediadas por toda a casa, Roda de Conversa sobre o Processo de Criação, Técnicas e Inspirações do cartunista Ed Meirelles e ainda a ‘Festa da Primavera da Cultura’, que fechará o quarteirão da Rua Conde de Araruama, no Centro.

O evento realizado pela Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Cultura é uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que envolve museus de todo o país. Em Macaé, a ‘13ª Primavera dos Museus’ será aberta, na segunda-feira (23), às 18h, com a exposição que leva o tema nacional como título: ‘Museus por dentro, por dentro dos Museus’. A exposição, sob a curadoria de Cláudia Barreto, foi elaborada com a participação dos pesquisadores e dos demais funcionários do Solar dos Mellos. Nela, entre documentos e objetos que revelam detalhes da arquitetura da casa, está a instalação artística ‘Carukango’, quilombo que perdurou por mais de vinte anos em terras macaenses.

Logo após a abertura, o historiador e paleógrafo, Bruno Rodrigues, ministrará palestra sobre os procedimentos de pesquisa realizados no museu, desde a recepção de um documento ou objeto histórico, passando pelo processo de higienização, paleografia, digitalização, catalogação e acondicionamento (Projeto Macaé em Fontes Primárias), até o auxílio a pesquisas acadêmicas, como àquela que deu origem aos conhecimentos atuais sobre o Quilombo de Carukango, que será o tema central da explanação.

"Pela primeira vez a casa será totalmente aberta. Os visitantes saberão sobre os seus porões e os seus lambraquins (pendentes recortados para decoração) e também vão conhecer os setores administrativos do museu e a sua rotina de trabalho. O produto final de uma das pesquisas realizada no museu vai estar exposto. Será uma pequena mostra do resultado de uma pesquisa que teve como base um documento de óbito e que prova a existência de um quilombo em Macaé por mais de vinte anos. O Solar dos Mellos tem a grandeza de guardião da documentação que desvenda para o macaense de hoje a sua identidade. Este momento será também uma oportunidade para se conhecer o que se produz através do museu e de se saber que há muito ainda a ser desvendado pelas academias", disse Cláudia Barreto.

As visitas mediadas ao Solar dos Mellos prosseguirão até sexta-feira (27), às 9h30 e às 14h30, sem necessidade de agendamento. Neste período, a exposição ficará aberta ao público, das 9h às 22h. Na terça-feira (24), às 18h, a Secretaria de Cultura leva ao museu a apresentação de capoeira do grupo de Mestre Kiko. Já na quarta-feira (25), o convidado é o cartunista Ed Meirelle para um ‘Café Literário’ especial.

Quinta-feira (26) é o dia da ‘Festa da Primavera da Cultura’ com a participação do melhor da gastronomia urbana e do artesanato de Macaé e o show de Lu Oliveira e o Grupo ‘Mistura e Manda’ da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Eles interpretam ritmos dançantes, como forró, bolero, soltinho, samba e zouk e garantem a diversão a partir das 18h. A Escola de Dança Jaime Arôxa também se apresenta no evento, às 19h, para ninguém ficar parado.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da cidade.





Fotos Relacionadas