1.597 testes para Covid-19 são realizados no Aeroporto

19/06/2020 18:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Próximo mutirão acontece na Barra de Macaé

Terminou nesta sexta-feira (19) o mutirão de testes em massa para Covid-19 no bairro Parque Aeroporto. Durante três dias foram realizados 1.597 testes, sendo 80 reagentes positivos, que representam 5% da população testada no bairro. Na segunda-feira (22) a testagem em massa será na Barra de Macaé, na praça Mirante dos Navegantes, de 8h às 12h. Os testes seguirão sendo realizados no local até quarta-feira (24). Para o procedimento, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência.

"É também muito importante que as pessoas que vão ao local para realizar o teste saiam de casa de máscara, se previnam. A conscientização é fundamental nesse período", disse a gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos.

Em coletiva nesta-sexta-feira, o prefeito Dr. Aluizio, falou da importância dos números dos testes realizados. “Estamos testando e testando muito, por isso que o nosso número sobe. Vamos testar 15 mil pessoas nesta fase, com o objetivo de reduzir o número de letalidade”, ressaltou.

Os testes realizados durante o mutirão levam cinco minutos. Os resultados são entregues impressos no dia posterior à realização do exame, exceto para os casos positivos, em que a pessoa recebe uma ligação no mesmo dia. O atendimento nos mutirões é realizado por uma equipe formada por técnicos de laboratório, biólogo e enfermeiros.

Os resultados dos testes realizados nesta nesta sexta-feira (19) na praça principal do Aeroporto, estarão disponíveis para retirada no Pronto Socorro do bairro, sábado (20) das 8h às 17h.

Agenda em outros bairros

Os mutirões seguirão em outros bairros de acordo com o cronograma:

Dias 22, 23 e 24 de junho - Moradores da Barra de Macaé – Local: praça Mirante dos Navegantes, na Rodovia Amaral Peixoto, logo após a ponte;

Dias 25 e 26 de junho – Moradores da Aroeira – Local: praça do Ciep 393, na Rua Alcides Mourão.

Dias 29 e 30 de junho e 1º de julho - Moradores do Lagomar – Local: em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida José Ferreira Machado.

As comunidades das Malvinas, Nova Esperança, Nova Holanda e Centro receberão o mutirão de testagem da saúde em datas a serem posteriormente divulgadas.