Academia Popular da Aroeira é reaberta

31/10/2014 19:06:00 - Jornalista: Renata Dourado

 Moradores do bairro Aroeira podem comemorar. As atividades da Academia Popular, na Praça Arlindo Mourão, foram retomadas no início desta semana. Alunos já cadastrados, com carteirinha, podem frequentar de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h e de 17h às 21h.

 Interessados em se inscrever devem se dirigir à Academia Popular do Centro, na Praça Washington Luís, de segunda a sexta-feira, das 6h às 11h e de 16h às 21h, munidos de duas fotos 3x4, cópia do comprovante de residência, cópias da carteira de identidade e CPF, além do atestado médico específico para atividade física.

A responsável pelo Controle Interno das academias da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Rossana Mendes, informa que a reabertura desta academia vai ajudar a diminuir o fluxo da unidade do Centro, além de atender a população local do bairro.

- Os aparelhos só podem ser usados por quem já está inscrito e nos horários em que os profissionais de educação física da Fesportur estão no local para acompanhar. Contamos com a colaboração dos moradores para que tomem conta deste espaço, que é uma conquista para a melhoria da qualidade de vida do bairro e da cidade -, esclareceu Rossana.

A coordenação também alerta que o mau uso da academia: além de danificar a aparelhagem, pode ser muito perigoso. Por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos com suas crianças e não deixarem que pulem a cerca de segurança para brincar.

- A academia é um espaço para maiores de 16 anos. Mesmo os adultos precisam de acompanhamento e instrução para mexer nos equipamentos. Deixar que crianças brinquem no espaço pode ser perigoso. Temos aparelhos pesados que, com qualquer descuido, podem causar sérios acidentes – completou Jorge William, coordenador das Academias.

A Academia Popular da Aroeira recebeu reforma em toda estrutura e aparelhagem. Os equipamentos estão com estofamentos novos, o chão está recuperado e foi instalado um alambrado com três metros de altura para melhor proteção do espaço. Com cerca de três mil atendimentos por mês, o projeto conta hoje com quatro unidades em funcionamento: Parque Aeroporto, Praça Washington Luís, Aroeira e Ginásio Municipal.

A Prefeitura de Macaé também disponibiliza para a população o espaço de convivência na Orla dos Cavaleiros. O local conta com academia ao ar livre, aparelhagem para ginástica da terceira idade e playground para crianças. Qualquer pessoa pode frequentar o lugar. Profissionais qualificados da Fesportur orientam a população e monitoram o espaço das 7h às 10h e das 17h às 20h.