Ações buscam evitar reocupação da Ladeira de Santana

27/11/2015 13:29:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Com segurança, famílias poderão dormir sem se preocupar com as chuvas

Para evitar a reocupação de famílias, nas casas condenadas pela Defesa Civil na Ladeira de Santana, em Macaé, diversos órgãos da prefeitura continuaram, nesta sexta-feira (27), as ações para inutilizar os imóveis. De um total de 77 famílias, 36 estão sendo transferidas, esta semana, para os apartamentos do condomínio Bosque Azul dos Programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal.

A antecipação da entrega das moradias tem o objetivo de eliminar riscos para os moradores, em caso de possíveis deslizamentos, com as últimas chuvas no município, que está em estado de alerta desde o último sábado (21).

Segundo informações da Defesa Civil, no acumulado desta semana choveu cerca de 53.7 mm. Para sábado (28), a previsão é 0.4mm e, domingo (29), 1.4mm.

O casal João Batista Bastos, 69 anos, e Maria Heloisa Gonçalves Bastos, 65 anos, é um dos nove contemplados com a mudança desta sexta-feira (27). Depois de 40 anos na Ladeira de Santana, eles falam sobre a felicidade da moradia no novo imóvel. "Estamos muito felizes, pois lutamos anos por essa realidade que demorou, mas chegou. O alívio é grande e vamos dormir em paz toda vez que chover agora", afirmou Maria Heloisa.

A secretaria de Educação disponibilizou transportes para as crianças que foram transferidas para o condomínio, com o objetivo de evitar prejuízos aos alunos matriculados próximos ao antigo endereço na Ladeira de Santana.

Os apartamentos do Bosque Azul, que contemplarão um total de 2.204 famílias, estão sendo construídos em blocos, com 16 apartamentos cada um deles. Os apartamentos têm 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e acessibilidade a portadores de deficiências físicas. As quadras têm infraestrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais, além de asfaltamento; calçadas e iluminação pública.

As ações envolvem anúncios em carros de som, distribuição de folhetos, monitoramento das condições meteorológicas e remoção de famílias. A medida é uma parceria da Defesa Civil e secretarias de Habitação, Obras, Ordem Pública, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos, Comunicação e Fundação de Esporte (Fesporte).

Integração com as famílias neste sábado

Uma ação conjunta de secretarias da Prefeitura de Macaé proporcionará um sábado (28) diferente para as famílias que já foram transferidas para o condomínio Bosque Azul. A partir das 8h, o prefeito Dr. Aluízio irá recepcionar os moradores com café da manhã e plantio de mudas de árvores. Haverá, ainda, recreação com a equipe da Fundação de Esporte (Fesporte), além de palestra sobre segurança com a Defesa Civil.


Fotos Relacionadas