Ações na Lagoa e Atalaia lembrarão Dia Mundial do Ambiente

01/06/2020 17:12:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Divulgação

Ameaçado de extinção, o gato-mourisco, resgatado pela Guarda Ambiental, será solto no Parque Atalaia

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia 5 de junho. Este ano, por conta das restrições da pandemia do coronavírus, a data será lembrada pela Guarda Ambiental, da Secretaria de Ordem Pública, com ações de fiscalização na Lagoa de Imboassica e soltura de um animal ameaçado de extinção no Parque Atalaia. O trabalho será realizado nesta quarta-feira (3).

Na Lagoa de Imboassica, a Guarda Ambiental realizará uma fiscalização com foco no combate à pesca predatória e outras irregularidades como uso indevido de certos tipos de redes de pesca. A ação contará com apoio de equipes da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea.

Já no Parque Atalaia, equipes farão fiscalização contra à caça predatória, além da soltura de um gato-mourisco, resgatado recentemente pela Guarda Ambiental no perímetro urbano do município. O animal está ameaçado de extinção e ficará no parque local próximo à região serrana que possui 235 hectares, com Mata Atlântica preservada e devidamente protegida.

Para o secretário adjunto de Segurança, da Secretaria de Ordem Pública, Marco Antônio de Lima Moura, ações como essas reforçam a importância de que, mesmo em momentos adversos, o cuidado com o meio ambiente não pode ser esquecido. “Quer seja em tempos de pandemia ou não, o segmento ambiental não pode e não será deixado de lado. Estamos atuando com nossas equipes a fim de contribuir para a preservação de nossa fauna e flora, que também são vitais à própria vida humana”, destaca Moura.

A população pode colaborar denunciando crimes ambientais e até mesmo contatando a Guarda Ambiental ao encontrar um animal silvestre. O telefone do plantão 24h é (22) 99701-9770.