Águia da Fronteira: Grupo Especial em 2009

06/02/2008 15:25:36 - Jornalista: Thales Coutinho e Simone Noronha

Com muita emoção, componentes e diretoria da Águia da Fronteira comemoram a vitória entre as escolas do Grupo 1 e a sua ida, no carnaval de 2009, para o Grupo Especial, elite do samba macaense. A escola conquistou o primeiro lugar com o enredo “O Caminho da Luz”, somando 177 pontos. O segundo lugar ficou com a Unidos do Miramar, com 170 pontos, e o terceiro com a Acadêmicos do Lagomar, com 166 pontos. Última colocada, a escola Mocidade dos Cajueiros foi rebaixada para o Grupo 1.

Também neste grupo, duas escolas foram penalizadas pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) por não cumprirem o regulamento. A Mocidade dos Cajueiros não apresentou mestre-sala e porta-bandeira, e perdeu 10 pontos. Já a Acadêmicos do Lagomar perdeu oito pontos por só ter levado para a passarela do samba duas baianas – o mínimo permitido eram 10.

Para cada um dos nove quesitos, foram computadas notas de três jurados. Foram avaliados
Evolução e conjunto, bateria, samba, fantasia, enredo, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, alegorias, e adereços e baianas.

Formada por moradores da Fronteira, bairro da periferia da cidade, a Águia Dourada levou este ano para a Linha Verde 450 componentes. O mestre de bateria da escola, Teto, representando o presidente, Flávio Fernandes, era só alegria com o título. “Este é um presente e tanto para a nossa comunidade. Agora vamos nos preparar para fazer bonito na nossa estréia no Grupo Especial”, comentou.

Confira a pontuação do Grupo 1:

- Águia da Fronteira – 177
- Unidos do Miramar – 170
- Acadêmicos do Lagomar – 166
- Arco Ìris – 165
- Princesinha do Atlântico – 155
- Mocidade dos Cajueiros – 131