Aluna da rede municipal é uma das finalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

24/10/2014 15:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

A Olimpíada tem caráter bienal e é reconhecida nacionalmente por abranger um concurso de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país

Mais uma conquista da rede municipal de ensino. A aluna do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), Natália dos Santos Rocha de Paulo, do 6º ano, é uma das finalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro". Ela faz parte da lista de 500 estudantes que vão participar das oficinas regionais da programação, entre os próximos dias 28 a 30, em Belo Horizonte. É a única representante da região. Além dela, há somente outros dois alunos do Estado do Rio de Janeiro: um de Friburgo e outro de Angra dos Reis.

A jovem será acompanhada pelo professor de Língua Portuguesa, Wagner da Conceição Trindade, e pela diretora da unidade, Tatiane Galante. “Gosto de todas as disciplinas, principalmente de Língua Portuguesa. Estou feliz por ter a chance de representar Macaé nesta olimpíada. Espero que chegue na etapa nacional”, contou Natália, autora do poema “Este é meu lar-amor macaense”.

Esta é uma das etapas consideradas mais emocionantes do programa. São quatro semifinais, uma para cada gênero textual da olimpíada, que começam no próximo dia 28 (terça-feira) e seguem até o dia 19 de novembro. A previsão é que um público de mil pessoas, entre estudantes e professores, participe em capitais (como Belo Horizonte, Maceió, Porto Alegre e Brasília) para atividades com criação de textos. Desses encontros sairão 152 finalistas.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a olimpíada desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Já a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, disse que, através dos textos, muitos estudantes desenvolveram habilidades quanto à leitura e escrita. “A programação contribui para o reforço do estudo da Língua Portuguesa”, disse.

Outros estudantes da rede municipal de ensino se destacaram na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa na etapa estadual. Andreína Vanessa Nascimento dos Santos, do Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, com a produção do gênero “Memórias Literárias”; e Otávio de Castro Silva, da unidade municipal Carolina Curvello Benjamin, que apresentou a produção de crônica. Os textos passaram pela avaliação de uma comissão julgadora formada pela coordenação do 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Correção de Fluxo, além do Grupo de Referência de Leitura e Formação de Leitores.

A Olimpíada tem caráter bienal e é reconhecida nacionalmente por abranger um concurso de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam, nesta edição, professores e alunos do Ensino Fundamental nas categorias poema (no 5º e 6º anos); memórias (no 7º e 8º anos); e crônica (do 9º ano e 1º ano do Ensino Médio). A seleção também consiste nas produções de artigos de opinião (no 2º e 3º anos do Ensino Médio). Já nos anos ímpares, a programação desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cenpec), Cultura e Ação Comunitária. Neste ano letivo de 2014 a novidade da olimpíada é inserção dos cadernos virtuais, adaptação da coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos).