Aluno da rede municipal é campeão de ciclismo

30/12/2019 11:51:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Waleska Freire

Das 22 corridas que participou, o aluno subiu 19 vezes ao pódio

O aluno Silas Andrade Alves da Silva, de 14 anos, do Colégio Estadual Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), está comemorando a vitória recente na Copa Brasil BMX Race (categoria Boys) 2019, realizada em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. O evento da Confederação Brasileira de Ciclismo é considerado um dos mais importantes do país. O jovem ocupa posição de destaque no ranking nacional neste ano. De 22 corridas ele subiu 19 vezes ao pódio.

Além desta conquista no Rio Grande do Sul, ele superou outros desafios em 2019. O mais delicado foi na prova de ciclismo, em Sorocaba (SP), onde teve uma fratura no punho. Com força e perseverança, em pouco tempo, Silas voltou às pistas de corrida. Ele também ganhou medalha de ouro na Copa Brasil BMX Race, em Goiânia (GO). Disciplinado, também acumula outros títulos somente deste ano, como a medalha de ouro no Campeonato de Bicicross, em Cachoeiro de Itapemirim (ES).

A expectativa para 2020 é participar de outras disputas e trocar de bicicleta. "Estou sonhando e precisando muito de uma bicicleta, pois a minha está pequena para meu tamanho", comentou.

A mãe, a psicopedagoga Jane Andrade Alves, contou que além de se dedicar aos esportes, Silas faz questão de estudar. "Foco nas boas notas. Depois que concluir o Ensino Médio desejo cursar faculdade de Educação Física ou Fisioterapia. Estou muito feliz por tudo que aconteceu neste ano de 2019', comenta.

A mãe lembrou que o filho é "campeão" da vida desde que nasceu. "Ele é um guerreiro, pois teve tumor na visão e passou por duas cirurgias em 2017, mas não desanimou. Com menos de um ano na vida esportiva ele foi submetido, em 2016, a uma cirurgia no olho esquerdo por conta de um deslocamento de retina decorrente de um tumor vascular, conhecido como doença de Coats", lembrou Jane Andrade.

Para Silas participar das competições de ciclismo a família toda não mede esforços. Os pais trabalham e viajam sempre com o jovem para diversos lugares do país. Em recente encontro com Silas, o Secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que alunos-atletas como ele são motivo de orgulho para a rede. "Contamos com muitos talentos e potencialidades. A rede municipal prima pelo desenvolvimento de projetos voltados para o esporte", pontupu.