Alunos da rede municipal participam Olimpíada Brasileira de Robótica

23/10/2020 17:26:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Mesmo com as aulas suspensas, as equipes participantes conseguiram superar os desafios online

As equipes das escolas municipais Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro) e Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) se destacaram entre as 30 escolas públicas e privadas participantes da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade prática virtual - Simulação. A programação virtual foi encerrada nesta sexta-feira (23).

Na OBR-Estadual, a ‘Serratec” ficou entre as sete melhores do estado, já os jovens integrantes da “Polistation“ estão entre os 18 mais bem colocados. Eles fizeram bonito na etapa realizada nesta última quinta-feira (22) durante a ”Simulação”, considerada uma das modalidades mais inovadoras da competição. Com apoio das escolas municipais, mesmo com as aulas suspensas, em função do distanciamento social, as equipes participantes conseguiram superar os desafios online.

Diante do tema “Resgate de Vítimas”, eles se dedicaram à modalidade “Simulação”, que abrange um programa online usado para simular a prova prática, onde o robô precisa resgatar uma vítima em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, em que um robô completamente autônomo, desenvolvido pela equipe, recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.

A designer educacional e idealizadora do programa #inovareaprender, Luemy Ávila, pontua que os alunos se destacaram no “simulador”, pois as equipes gestoras foram parceiras em impulsionar o aprendizado e oferecer suporte. “Todos ficaram em suas casas e tiveram a chance de participar nesta pandemia de uma programação de extrema importância. As equipes estão de parabéns pelo comprometimento e esforço. O que importa é a participação e aprendizagem”, ressalta.

Durante a competição, a modalidade “Simulação” envolveu do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Outra modalidade foi a “Apresentação”, em que os alunos apresentam em vídeo um projeto já desenvolvido que se relaciona à robótica seguindo as categorias como Maker, Inovação e Programação. Os participantes das duas modalidades concorrem a vagas para OBR- Nacional, que será entre os dias 10 a 14 de novembro.

Reconhecida como um dos eventos científicos, que mais se destacam no Brasil, a OBR tem a proposta de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem, mesmo que a distância. E seguindo a proposta de inovação, a rede municipal conta com programa #inovareaprender, que abrange trabalhos que envolvem, tecnologia e ciência. Macaé é reconhecida como um dos municípios que mais cresce no estado do Rio de Janeiro na área da robótica educacional, e mesmo com a suspensão das aulas, as 13 estações de robótica continuam integrando alunos, universitários e professores. Eles fazem parte de atividades on-line como cursos de formação, aulas em plataformas específicas e atuações na produção de linguagens com games e animação.


Fotos Relacionadas