Alunos da rede municipal recebem contação do Grupo HistoriArte

11/09/2014 17:31:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

O encontro acontece todas as quintas-feiras, até o dia 30 de outubro

Levar a magia da contação de histórias. Este é o objetivo do grupo de contadores HistoriArte, que promoveu, nesta quinta-feira (11), mais uma programação especial para cerca de dez unidades municipais de ensino. A ação, realizada na sede da Rinha das Artes, envolve alunos das modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O encontro segue até o dia 30 de outubro durante todas às quintas-feiras. Ao todo estão acontecendo três sessões, que são apresentadas das 8h30 às 17h.

Nesta quinta-feira (11), o encontro, que está na terceira edição, atendeu estudantes das escolas municipais Interagir, Amil Tanos, Polivalente Anísio Teixeira, Renato Martins, Elza Ibrahim, Eraldo Mussi e Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. “Os contadores são maravilhosos. Fiquei encantado com as histórias. Esta foi uma oportunidade inesquecível”, contou Artur da Cruz, aluno do Anísio Teixeira.

- Pudemos perceber a animação dos alunos. Um dos pontos positivos é que todas as histórias apresentadas transmitiam uma mensagem para que os alunos pudessem refletir -, falou a professora Andrea Bogado. O próximo passo, segundo a professora de História, Jaqueline Nery, é trabalhar as questões que foram comentadas em sala de aula.

De acordo com a coordenação do Programa de Leitura da rede municipal, nestes três encontros já realizados foram atendidos 1.500 estudantes de 20 unidades municipais. No decorrer da programação, HistoriArte apresenta contos, fábulas, crônicas e histórias de personagens como heróis, princesas e dragões. Algumas das histórias foram “O menino e o padre”, “O casal silensioso”, “A morte da tartaruga”, “Ciranda de anel e céu”, “A barrica curandeira”, “O homem sem sorte”, “A onça e o macaco”, “Maria vai com as outras” e o “Campo Santo”.

Segundo a coordenadora do Programa de Leitura, Leila Mancebo, além deste trabalho, o HistoriArte segue um cronograma específico conforme a agenda da direção das unidades escolares. “A contação de histórias provoca no aluno imaginação, observação e também amplia as experiências, gosto pelo artístico e estabelece ligação entre fantasia e realidade”, disse. A programação acontece na Rinha das Artes, espaço alternativo de fomento à arte e cultura gerido pelo Grupo de Teatro Acto.

Sala de Referência - Para reforçar o trabalho, a secretaria de Educação implementou a Sala de Referência de Leitura e Formação de Leitores. Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a sala, que já é considerada uma inovação no ensino municipal, recebe servidores de todas as secretaria e profissionais da rede municipal. A sede da secretaria de Educação funciona na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.


Fotos Relacionadas