Alunos do Cetep-Barra recebem orientações sobre rotulagem nutricional

08/11/2019 13:39:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

A aula foi ministrada por alunas do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Alunos e alunas do curso de Panificação Artesanal, ofertado pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), tiveram aula, nesta sexta-feira (8), na unidade da Barra de Macaé, sobre conhecimento a respeito das regras de rotulagem de alimentos. A aula foi ministrada por alunas do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, à qual o Cetep está ligado, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

Elas explicaram que, mesmo sendo artesanal, os produtos confeccionados devem ter as informações na embalagem e seguir as normas da legislação brasileira. Os alunos também aprenderam sobre o que deve constar na rotulagem dos alimentos processados e ultraprocessados comercializados para consumo. No rótulo deve constar, por exemplo, a validade, os ingredientes usados e informações para alérgicos sobre o uso de ovo, leite, amendoim, centeio, cevada e trigo, bem como açúcares, para o caso de pessoas com diabetes ou à base de dietas com restrição de açúcares e/ou adição de açúcares.

As alunas explicaram que as informações no rótulo dos produtos precisam estar claras a fim de que qualquer pessoa possa ler e entender. Elas falaram também sobre os alimentos transgênicos, a valorização dos temperos naturais como salsinha, coentro, cebolinha e outros. Outra abordagem foi a importância dos rótulos como fator de relevância na decisão na hora de comprar alimentos.

O projeto foi apresentado pelas alunas Amanda Cabral, Alícia Soares, Eduarda Guimarães e Nathália Marinho. A coordenadora da unidade Barra, Flaviah Piccon, informou que o curso tem duração média de dois meses e meio e a conclusão está marcada para o próximo dia 19, das 8h às 14h.

A auxiliar administrativa aposentada Maria de Lourdes Barcelos, moradora na Barra de Macaé, disse que está procurando o que fazer para não ficar somente em casa o dia todo. “Gosto muito de cozinhar, então, procurei este curso para ver se consigo fazer pães artesanais para vender. Além de não ficar parada, vou ter uma renda extra. Mas preciso, antes, conhecer a legislação específica, que tipo de ingredientes devo usar e outras informações necessárias para iniciar o meu próprio negócio. Este curso está sendo muito importante. O Cetep é fundamental na oferta de cursos para todos”, disse.

A unidade do Cetep-Barra está localizada próxima ao Batalhão da Polícia Militar (32º BPM) e é vinculada ao Cetep-Centro, que funciona à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro.


Fotos Relacionadas