Alunos do Ciep Maringá participam de competições

17/10/2019 12:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Thiago Resende Ornelas, do 9º ano, lidera o ranking brasileiro na categoria sub-16

Depois de uma maratona de eventos esportivos e conquistas de medalhas, alunos do Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste) participam de sexta-feira (18) a domingo (20) do Campeonato Brasileiro Sub 18, no Estádio José Carlos Daudt, em Porto Alegre (RS). Considerada uma das principais competições do país, a programação é realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Os representantes de Macaé que vão participar da competição são os alunos atletas Thiago Resende Ornelas, do 9º ano, que lidera o ranking brasileiro na categoria sub-16 e vai competir as provas de cem e 400 metros com barreiras, além de Bruna Menezes, que vai competir nas mesmas provas que Thiago, Kauã da Silva Lemos (100 metros com barreiras e salto em distância) e Ryan Gonçalves (100 metros e 200 metros rasos).

Para fazer bonito na temporada de torneios, os estudantes se revezam no treino de segunda a sábado, na sede do Ciep Maringá, na Praia Campista e na academia da Praça Washington Luiz. O Projeto de Atletismo conta com iniciantes e atletas de rendimento. As aulas são conduzidas pelos professores Marcelo Machado, Leonardo Areas, Josemar Jorão, Uelinton Andrade e Bruno Muniz, além de Hiller Franco, que está acompanhando os alunos na viagem para o sul do país.

Alunos vão participar dos Jogos Escolares em Santa Catarina

Os alunos também estão se preparando para os Jogos Escolares da Juventude, que vão acontecer entre os dias 21 a 25 de novembro, em Blumenau, Santa Catarina. Reconhecida como a maior competição estudantil do Brasil, o evento reúne jovens de 12 a 17 anos, de escolas públicas e privadas, em 14 modalidades.

De Macaé, os participantes serão Kauã da Silva Lemos (100 metros com barreiras e salto em distância), Tayago Cardoso (lançamento de dardo e disco), Samara Correia Barcelos (lançamento de dardo e disco), Sabrina dos Santos Guimarães (100 metros com barreira e salto em altura), além de Tayla Daniele Vieira (lançamento do dardo) e Suelen Martins de Paula (lançamento do dardo). Eles foram classificados nos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro.

Recentemente, o aluno Thiago Rezende Ornelas também se destacou no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub 16, em Fortaleza. Ele conquistou medalha de prata na prova de 100 metros com barreiras, com o tempo de 13'50 centésimos, melhorando a sua marca e mantendo-se em 2º lugar no ranking nacional. O aluno também faturou a quarta colocação nos 300 metros com barreiras, ficando na quarta posição nacional.

Outro torneio que os representantes de Macaé ganharam medalhas foi o Campeonato Estadual Sub 16, na Vila Militar, em Deodoro. Os atletas Thiago Rezende Ornelas (100 e 300 metros com barreiras), Pedro Ícaro (lançamento do dardo) e Ryan Gomes (75 metros rasos) ganharam medalha de ouro. Já os medalhistas de prata são novamente Pedro ícaro (lançamento do disco), Sabrina Guimarães (salto em altura). Já os que faturaram o bronze são novamente Ryan Gomes (250 metros), Kaio Ávilla (100 metros com barreiras) e Sabrina Guimarães (80 metros com barreiras).

Satisfeito com os resultados, o professor Hiller Franco pontua que o sucesso dos alunos é fruto de comprometimento e dedicação dos atletas e toda comunidade escolar. "Todos os estudantes, professores e familiares se dedicam para ajudar nas rifas para conseguir as viagens. Esse ano está sendo muito positivo para toda equipe. Agradecemos o apoio. Também participamos do Festival do Comitê Olímpico Italiano (Coni), no Rio de Janeiro, no dia 11, e trouxemos muitos títulos", destaca.

O projeto é uma parceria entre o Ciep Maringá, Secretaria de Educação e conta com apoio da Secretaria de Esportes e Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD). O Ciep Maringá funciona na Rua Dinamarca, 72, Campo do Oeste.