Alunos do Colégio Raul Veiga visitam a Cidade Universitária

02/04/2019 10:14:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Cidade Universitária possui a FeMASS, municipal, a UFF e a UFRJ

Dezessete alunos do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, localizado em Glicério, região serrana de Macaé, passaram a tarde desta segunda-feira (1º) conhecendo a Cidade Universitária, momento importante na vida deles já que estão no Ensino Médio e pretendem cursar uma graduação. Eles foram recepcionados pela diretora da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, Claudia Leite, e professores, que mostraram as instalações do campus, os cursos oferecidos, laboratórios funcionando, salas de aula e informaram as formas de acesso.

A visita foi acompanhada pela professora de Língua Portuguesa, Carolina Melo Vieira, que disse que teve a iniciativa de levar os alunos para conhecerem o polo. Ela enfatizou que os alunos gostaram das explicações recebidas. “Eles ficaram impressionados com o tamanho da Cidade Universitária e, depois da visita, se sentem mais encorajados a fazer o Enem e o vestibular da FeMASS”, disse a professora.

Nos laboratórios eles conheceram um pouco de como funcionam as pesquisas acadêmicas que contribuem para melhorar a realidade do município e a qualidade de vida da sua população. A Cidade Universitária apresenta um modelo diferenciado de ensino superior abrigando no mesmo espaço três Instituições de Ensino Superior (IES): a FeMASS, municipal, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A diretora da FeMASS falou da importância da aproximação da faculdade com os alunos do Ensino Médio que estão a um passo do ensino superior.

“É importante que a academia abra suas portas para os alunos de Ensino Médio, futuros candidatos a vagas. Além dos espaços físicos, puderam conhecer o perfil dos egressos de cada curso, o campo de trabalho e a remuneração, por meio de conversa com os coordenadores. Também puderam conversar com o professor Anselmo Pestana, no Laboratório de Informática, sobre avanços tecnológicos, dentre eles, a robótica”, destacou.

Juntas, FeMASS, UFF e UFRJ oferecem, em Macaé, 18 cursos gratuitos de graduação e sete de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado. Os cursos de graduação da FeMASS são: Administração, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção; a UFF tem Direito, Administração e Ciências Contábeis; e a UFRJ oferece Medicina, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Nutrição, Química (bacharelado e licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

As formas de acesso são por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a FeMASS tem ainda vestibular próprio, realizado uma vez por ano. Há também reingresso e transferência externa.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas