Alunos e professores do Ancyra têm aula prática de Fotografia

01/11/2019 10:18:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Oficina de Fotografia encerrará no dia 14 de novembro

Alunos e professores do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) participaram, nesta quinta-feira (31), de aula prática da oficina de fotografia no Solar dos Mellos e no Museu do Legislativo Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo (antiga Câmara de Macaé). A oficina é realizada por meio de convênio de cooperação firmado, na última semana, com a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora. Com olhares atentos, câmeras e celulares em mãos, os integrantes da oficina fotografaram os espaços e as exposições dos locais. A programação será encerrada na quinta-feira (14), com entrega de certificados na faculdade.

Na programação, os alunos aprendem operações básicas da fotografia e técnicas para um "olhar fotográfico", conduzidos pelo professor de Fotografia da Salesiana e fotógrafo da Secretaria de Comunicação, João Barreto. Ao longo das oficinas serão abordados conteúdos como "Desenvolvimento do olhar fotográfico através da estética", "Técnicas Básicas de Fotografia", "Importância da Fotografia como documento" e "Seleção de imagens".

A aula prática foi aprovada pelos participantes. Entre eles estavam as alunas Nicolly Pinto Dias, Mariana Ribeiro e Cauã Faria. "Fizemos questão de nos inscrever no curso. A aula é maravilhosa e depois que ingressei na oficina fiquei ainda mais apaixonada. Quero seguir a fotografia como profissão", conta Nicolly. Já Cauã Faria, lembra que o curso será inesquecível. "Participei de outras oficinas como Rádio Escolar e Mídias Digitais, mas a oficina de Fotografia me despertou um novo olhar", comenta.

Também satisfeitos estavam os professores do Ancyra, como Magna Mariana Carvalho (Informática) e Glória Maria de Almeida (Língua Portuguesa). "É uma oportunidade e tanto para toda a escola. Já era vontade nossa ter uma oficina como esta, que despertou interesses e habilidades, e nos trouxe novos conhecimentos. Parabenizamos a todos os envolvidos", pontuaram.

Segundo o professor da oficina, João Barreto, a oficina estende a participação da comunidade no programa de educação inclusiva que faz parte do projeto de extensão da Faculdade Salesiana. "Um dos objetivos é utilizar a fotografia como ferramenta de comunicação, sem deixar de lado a expressão artística", destaca.

Parceria - Este ano, o Colégio Ancyra já recebeu, através do convênio, oficinas de Produção de Rádio Escolar, Mídias Digitais e específica da Língua Brasileira de Sinais ( Libras). As aulas foram ministradas pelos profissionais de Comunicação Social da Faculdade Salesiana.

O "Ancyra Pimentel" conta com 790 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. De acordo com o diretor, Éder Peçanha, a parceria foi maravilhosa para fortalecer o vínculo com a comunidade escolar. "Alunos e moradores das proximidades do colégio estão cada vez mais motivados e participantes das oficinas. Isso é maravilhoso", finalizou.


Fotos Relacionadas