Alunos participam de aula prática de panificação

15/04/2019 12:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Nesta segunda, os alunos fizeram o pão carequinha e a cavaca

Começaram nesta segunda-feira (15) as aulas práticas do curso Técnica Básica de Panificação e Confeitaria Artesanal, do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). O objetivo é que os alunos aprendam o passo a passo dos procedimentos, façam as receitas e o processo de pesagem e modelagem.

"A prática é a parte do curso que mais deixa os alunos ansiosos. Aqui eles aprendem como fazer massas doces, semidoces, tipos de bolos, rosquinha, tudo que tem em uma padaria", explicou a padeira e professora do curso, Regina Célia de Almeida.

Além de ser uma boa oportunidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho, o curso também agrega para quem já possui uma fonte de renda. "Tenho uma mercearia, onde também funciona uma padaria. Entrei para ajudar na preparação. Aprender a fazer pães tem sido muito bom", disse a aluna Missimaira Nunes.

As aulas práticas do curso são ministradas por três professores. São três turmas de 23 alunos. O curso termina no dia 30 de maio, quando os alunos poderão colocar em prática as receitas que aprenderam. Nesta segunda feira, eles fizeram o pão carequinha e a cavaca. "Passar conhecimento é gratificante. Compartilhar o que sabemos faz com que aprendamos também. Já tive uma aluna, que era do Norte, e me ensinou a fazer a Broa Flocão, algo que não sabia, por ser de outra região", disse o padeiro e professor do curso, Vágner Porto.

O curso Técnica Básica de Panificação e Confeitaria Artesanal possui também a parte teórica, em que os alunos aprendem princípios básicos da produção. Palestra com Procon e Vigilância Sanitária também são realizadas neste módulo. Os alunos ainda fazem uma visita técnica com profissionais.

"São módulos fundamentais na formação do aluno. Queremos que eles saiam daqui prontos para trabalhar. Os cursos do Cetep buscam oferecer aos alunos uma autonomia financeira, profissionalizam e também podem ser um auxílio na renda familiar", disse a consultora técnica Flaviá Picon.

O Cetep oferece cursos profissionalizantes com o objetivo de qualificar e inserir a população macaense no mercado de trabalho. Os cursos, todos gratuitos, têm como foco o desenvolvimento de habilidades profissionais de aplicação direta no trabalho.


Fotos Relacionadas