Alunos participam de campanha de segurança no trânsito

07/05/2019 12:08:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin / Arquivo SECOM

Mobilização irá trabalhar com os estudantes estratégias e atividades voltadas para a segurança no trânsito

Alunos da rede municipal que estudam em escolas próximas pela BR-101 participam do projeto Maio Amarelo. A programação vai acontecer no decorrer deste mês nas unidades Marly Vasconcelos Lemos (Botafogo), Renato Martins (Ajuda), Maria Cristina Castelo Branco (Cabíunas), Professora Maria Angélica de Oliveira das Dores (Lagomar) e Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa).

Para a iniciativa, professores estão mobilizados para trabalhar junto aos estudantes estratégias e atividades pedagógicas voltadas para segurança no trânsito, cidadania, mobilidade e meio ambiente. Eles terão oportunidade de atuar com a nova plataforma de Sustentabilidade Arteris. Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O amarelo simboliza "sua atenção vale uma vida".

Os alunos vão participar de ações como produção de cartazes e de gêneros textuais, além de músicas, jograis e peças teatrais com o objetivo de proporcionar aprendizado de forma lúdica e educativa, sobre as regras e a segurança no trânsito. Realizada por meio do projeto Escola Arteris, a programação colabora com a redução dos acidentes de trânsito no entorno das instituições de ensino e comunidades.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, atividades como estas contribuem com a comunidade escolar. "Os alunos são multiplicadores de informações. Pais, alunos, professores e responsáveis também serão envolvidos", destaca.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Rosemary Novaes, a parceria com a Autopista Fluminense é fundamental. "O objetivo é educar, conscientizar e minimizar o número de acidentes. Esta campanha reforça ações educativas que complementam o trabalho da Autopista, voltado para a preservação da vida", ressalta.

Concessionária - A Autopista Fluminense é responsável pela gestão de 320 quilômetros da Rodovia BR-101, que liga as cidades de Niterói, desde a Ponte Rio-Niterói, até a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.