Alunos prosseguem estudando através de blog

05/05/2020 09:17:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Educação

A página tem mudado a rotina de pais, responsáveis e alunos das 106 escolas municipais

Durante a suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas, profissionais da educação e familiares dos alunos têm tentado driblar as dificuldades da quarentena e o distanciamento social com acesso às atividades on-line disponíveis no blog www.educacaonaopara.com. Considerada das principais ferramentas de ensino à distância de Macaé, a página tem mudado a rotina de pais, responsáveis e alunos das 106 escolas municipais.

Na Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa), as irmãs Manoela (3º ano) e Thaisa Alves de Andrade Muniz dos Santos (pré I), fazem parte do grupo de 280 alunos da Educação Infantil ao 5º ano, que estão se adaptando à nova metodologia de ensino. Seguindo as orientações do espaço escolar, a mãe Vanessa Alves de Andrade Muniz dos Santos, separou todas as tardes para se revezar nas aulas on line, das filhas e sobrinhas Gabriella (5º ano) e Jully (1º ano), que também estudam na escola.

Sem experiência na educação a distância, ela admite que o suporte da escola é essencial. "Me tornei uma mediadora. As atividades virtuais estão sendo muito válidas, para que as crianças não achem que estão de férias e realmente se envolvam nos estudos. Agradeço a todo apoio da escola, que está sem empenhando para que as tarefas atendam todos os alunos. Este é um momento atípico, mas estamos conseguindo driblar as dificuldades. Minha casa se tornou um ambiente diferente, meus filhos Dandara e Thiago estudam de manhã e as menores de tarde", conta.

Estratégias para facilitar o ensino

Para melhor atender aos alunos, as diretoras Kátia Silene Dias dos Santos (geral) e Jacqueline Moreira (adjunta), definiram junto à equipe pedagógica as melhores estratégias para facilitar o processo de ensino à distância como oferecimento da plataforma virtual específica da escola e grupos WhatsApp, que atende aos pais e responsáveis. São apresentados sugestões de leitura, exercícios específicos para cada ano de escolaridade, atividades ligadas a projetos integradores e bloco de estudos, em especial para alunos do 5º ano, com as disciplinas e questões que tratam do novo Coronavírus. Como suporte, foram distribuídos livros didáticos para os estudantes do 2º ao 5º ano também realizarem as atividades em casa.

A diretora adjunta, Jacqueline Moreira, lembra que o ensino remoto está ajudando a manter a rotina os alunos. "Seguimos o blog da Secretaria de Educação e a página da escola. As tarefas seguem um calendário. Indicamos conteúdos e tarefas lúdicas com destaque para integração da família. As dúvidas também são tiradas via WhatsApp, e também incentivamos os estudos através do Facebook da escola. Estamos fazendo o melhor possível para atender todos os estudantes", pontua.


Fotos Relacionadas