Alunos recebem prêmio do Colorindo o Futuro

14/11/2019 10:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Trabalho estimula consciência ambiental e talento dos estudantes

Alunos do Ensino Fundamental autores de 13 desenhos e três redações de 16 escolas municipais ganharam prêmios do concurso “Colorindo o Futuro”, nesta quarta-feira (13), na sede do Hotel Confort. Os vencedores receberam um tablet cada um. Já os escolhidos com os melhores textos ainda terão o seu trabalho publicado em um jornal local. O aluno Pedro Luca Prado (Colégio Municipal Amil Tanos), que teve o maior número de curtidas no Facebook da BRK Ambiental, recebeu o prêmio extra de uma bicicleta. Essa etapa de seleção foi aberta para internautas selecionarem o desenho e a redação que mais gostaram. Os ganhadores terão os trabalhos divulgados no calendário de 2020 da BRK Ambiental.

Mil cento e noventa e dois alunos do 1° ao 8° anos do Ensino Fundamental participaram. Com o tema “Como o saneamento transforma a minha cidade", os alunos selecionados apresentaram os trabalhos mais originais, criativos e adequados ao tema e regras do concurso. A programação é desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Educação e a BRK Ambiental. O concurso teve o objetivo de incentivar a reflexão sobre a importância do saneamento básico e da preservação ambiental e estimular a criatividade dos alunos a respeito da realidade ambiental e social.

Mirella de Souza Hespanhol (Colégio Municipal Zelita Rocha), Mayra Ribeiro Rodrigues (Colégio Municipal Renato Martins) e Thiago da Silva Ribeiro (Escola Onilda Maria da Costa) produziram desenhos e receberam tablets. "Não vamos esquecer deste prêmio. Todos nós gostamos muito de desenhar e estudar", comenta Mirella.

Guilherme Lenz (Colégio Engenho da Praia) e Aline Braga Firmino da Silva (Colégio Municipal Professora Maria Leticia Santos Carvalho) comemoraram o prêmio junto aos familiares. "Nossa família incentiva muito nossos estudos. Gostamos das redações", comentaram.

A programação contou com funcionários das escolas, representantes da BRK Ambiental e a coordenadora Ambiental da Secretaria de Educação, Rosemary Novaes, além da Superintendente de Educação Integrada, Janaína Azevedo.

"Entendemos que temos um papel no processo de educação ambiental. Daí a importância do Colorindo o Futuro para mostrar aos estudantes como o saneamento básico faz a diferença neste ciclo. Crianças e adolescentes mais conscientes são multiplicadores de informações essenciais", destacou Sérgio Trentini, diretor da BRK Ambiental Unidade Macaé.

As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Macaé foram selecionadas em 2019 após participarem de programas socioambientais desenvolvidos pela BRK Ambiental.

Vencedores dos desenhos e suas escolas: Mirella de Souza (Zelita Rocha); Mayra Ribeiro (Renato Martins); Filipe Lessa (Paulo Freire); Kethellyy Souza (Darcy Ribeiro); Pedro Luca Prado (Amil Tanos); Davi Bacellar (Coquinho); Maria Letícia Martins (Neusa Goulart Brizola); Thiago Ribeiro (Onilda Maria da Costa); Ana Luisa Pereira (Lions); Gredson Fonseca (Alvarez Parada); Maria Eduarda Silva (Maria Angélica Ribeiro Benjamin); Stéfane Santos Silva (Neuza Maria de Almeida) e Alice Ferreira (Letícia Peçanha Aguiar).

Vencedores da redações e suas escolas: Sara Oliveira (Ciep Oscar Cordeiro); Aline Braga (Maria Letícia Santos Carvalho) e Guilherme Lenz (Engenho da Praia).