Antirrábica tem mais de 6 mil animais vacinados

18/06/2018 11:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Juranir Badaró - Arquivo Secom

Campanha segue até setembro percorrendo a cidade e a região serrana com 116 postos volantes

A vacinação antirrábica em Macaé já imunizou 5.198 cães e 1.057 gatos. Iniciada em maio, a campanha segue até setembro percorrendo a cidade e a região serrana com a realização de 116 postos volantes. A programação desta segunda-feira (18), na Nova Holanda, será reagendada devido à chuva.

Este ano, a meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é imunizar cerca de 24 mil animais. O cronograma desta semana prevê ainda a atuação das equipes na praça Beira Rio, na Nova Brasília, na terça-feira (19); Praça dos Pescadores, na Barra, na quarta e na praça da Fronteira na quinta. O atendimento é sempre das 9h às 16h. A realização pode sofrer alteração por conta das condições climáticas.

"Estamos buscando realizar o melhor trabalho de prevenção da zoonose raiva, em benefício dos cães e gatos e comunidade de tutores", destacou o coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), Rafael Amorim, acrescentando da importância de manter a carteira vacinal do animal em dia.

Para receber a vacina é necessário que o animal não esteja doente e seja levado por um adulto com a carteira de vacinação. A vacina não é recomendada para fêmeas que estejam amamentando ou esperando filhotes. A raiva é uma doença letal que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida de cães e gatos infectados.