Arborização visa qualidade de vida em Macaé

01/08/2017 10:50:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Visconde de Araújo recebe mudas diversas dentro do projeto de plantio em locais públicos

Uma cidade arborizada proporciona benefícios ambientais e sociais à sua população, que passa a contar com qualidade de vida, ar mais puro, num ambiente repleto de bem-estar e com menos poluição sonora, visual e do ar. Em Macaé, quem cuida disso é a Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Macaé.

O setor também é responsável pela poda e corte de árvores nas ruas da cidade. Só no primeiro semestre de 2017, foram 70 autorizações de corte e 57 de poda. Estas podem ser feitas nas esferas particular e pública. Na área particular, o requerente deve dar entrada no processo junto ao protocolo da Secretaria de Ambiente. No âmbito público, o contribuinte também faz o mesmo procedimento. Um engenheiro vai até o local analisar a situação da árvore.

A Coordenadoria de Arborização e Paisagismo também emite o Habite-se Ambiental, no qual projetos de edificações têm a obrigatoriedade de efetuar plantios de mudas em proporções estabelecidas por lei.

Ainda proporciona análises de Projeto de Arborização, pois de acordo com a lei 3010/2007, projetos de edificações, loteamentos, condomínios, vilas e parcelamento do solo devem ser submetidos à Coordenadoria de Arborização e Paisagismo, quando são avaliados os plantios e as espécies a serem empregadas. De janeiro até julho foram emitidos 110 documentos de Habite-se.

Solicitação de plantio em área pública também se dá com este setor. Nessa ocasião, contribuintes fazem o requerimento junto ao protocolo da Sema. Os técnicos avaliam, analisam e discernem tudo de modo que não se comprometa o patrimônio público e privado através das raízes e copa da árvore.

A rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin - que fica em frente à Igreja Santo Antônio, no bairro Visconde de Araújo - conta atualmente com dezenas de mudas de Sibipiruna, Pau Ferro, Calistemon e Oito, plantadas em maio pela Coordenadoria de Arborização e Paisagismo.

Para mais informações, os telefones da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo são: (22) 2772-3571 ou 2772-1810.


Fotos Relacionadas