Aroeira: bicampeã do Carnaval macaense

06/02/2008 16:37:26 - Jornalista: Thales Coutinho e Simone Noronha

A Aroeira está em festa. Pelo segundo ano consecutivo, a escola do bairro, a Acadêmicos da Aroeira, é campeã do Grupo Especial do Carnaval de Macaé. Com uma vitória apertada – apenas um ponto de diferença da segunda colocada – a escola levou este ano para a Linha Verde o polêmico enredo “Enfim, entramos para a história”, que falou sobre suicidas famosos. Para o Carnaval de 2009, mudanças no Grupo Especial com a entrada da Águia da Fronteira, primeira colocada do Grupo 1.

Organizado pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), o Carnaval 2008 teve todo apoio da prefeitura, que montou uma estrutura completa na Linha Verde para os desfiles, que aconteceram de sexta-feira (1) até a madrugada de terça-feira (5). Além do conforto das arquibancadas, o público contou com posto de saúde, segurança, banheiros químicos, quiosques de alimentação e transporte facilitado para a passarela do samba. Em outros pontos da cidade, a prefeitura promoveu shows com artistas da região, além do trio elétrico na orla da Praia dos Cavaleiros.

O presidente da Liecam, José Carlos Antônio, o Dica, disse que este foi um dos melhores carnavais de Macaé. “Apesar do mau tempo, as escolas fizeram bonito na avenida. A prefeitura ajudou com toda a estrutura e também com a divulgação do desfile. Só temos que agradecer ao prefeito Riverton Mussi por todo o apoio”, comentou Dica.

Bastante emocionado com o título de bicampeão, o presidente da Acadêmicos da Aroeira agradeceu a toda comunidade do bairro pela vitória. “Para nós, foi uma vitória com um gosto muito especial. Desfilamos debaixo de chuva, que também atrapalhou a confecção dos carros e das alegorias. Mas com muita garra conseguimos”, afirmou. Este foi o 15º título da Aroeira, uma das escolas mais tradicionais da cidade, que também levou três estandartes de Ouro oferecidos pela Liecam.

Para avaliar o desfile do Grupo Especial,os jurados foram cedidos pela Liga Indepedente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Três jurados avaliaram cada um dos dez quesitos - evolução, conjunto, bateria, samba, fantasia, enredo, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços e baianas. A escola Unidos da Vila perdeu oito pontos, pois apresentou apenas 12 baianas, oito a menos do que o número previsto pelo regulamento.

Confira a pontuação de cada escola:

- Aroeira – 199
- Castelo Imperial - - 198
- Império da Barra – 196
- Pulo do Gato -190
- Unidos dos Bairros – 189
- Unidos da Vila – 166

Confira os vencedores do Estandarte de Ouro da Liecam para o Grupo Especial:

- Comissão de frente, Mestre-sala e porta-bandeira e Ala de Baianas – Acadêmicos da Aroeira
- Melhor escola, Bateria, Evolução e Conjunto e melhor Carro Alegórico – Pulo do Gato
- Melhor Intérprete – Castelo Imperial
- Melhor Destaque, Enredo e Samba – Império da Barra
- Melhor Fantasia – Unidos dos Bairros