Aroeira: tri campeã do carnaval macaense

25/02/2009 17:38:53 - Jornalista: Simone Noronha e Janira Braga*

Foto: Kaná Manhães

Escola comemora seu terceiro título consecutivo

Numa disputa acirrada, a escola de samba Acadêmicos da Aroeira é a tri campeã do carnaval macaense. Na apuração, a escola empatou com a Império da Barra – as duas somaram 198 pontos. Mas pelos critérios de desempate do regulamento da Liga Independente das Entidades Carnavalesca de Macaé (Liecam), a performance do mestre sala e da porta bandeira deu a vitória à Aroeira. As duas escolas também tiveram a mesma pontuação no primeiro critério de desempate, a bateria. Cerca de duas mil pessoas acompanharam a apuração na Cidade do Samba na tarde desta quarta-feira (25).

Completando 45 carnavais e com 800 componentes, a Aroeira encerrou a apresentação do Grupo Especial de Macaé na madrugada desta quarta-feira. “Foi uma vitória apertada, o que mostra a evolução do carnaval macaense a cada ano. Estamos muito felizes com mais este título”, disse o presidente da escola, Robson Correa da Silva. Em um desfile que teve carro alegórico homenageando o Teatro Municipal de Macaé, com os destaques do carnavalesco Ely Perón e do teatrólogo Ricardo Meireles, a escola mostrou desde o início do desfile, com a comissão de frente de bailarinos, o que a passarela do samba poderia esperar.

No primeiro carro alegórico, luxo foi a palavra de ordem. Outro carro fez menção à música e outro fez uma homenagem a Carmem Miranda. A surpresa do desfile ficou com os Bois Pintadinhos da Aroeira, símbolo mais tradicional do Carnaval macaense.

O intérprete Robson Simpatia mostrou que tem timbre de voz e fez bonito na passarela do samba, dando orgulho para o carnavalesco Jorginho de Paula. Os compositores do samba enredo escola foram Robson Simpatia e Luis Carlos, o Pelé. Como enredo, a Acadêmicos da Aroeira apresentou “Numa chuva de estrelas, surge a constelação das artes...Onde o brilho maior é da estrela Aroeirense do samba, Celeiro maior de todos os bambas”.

O resultado oficial repete a pesquisa do Estandarte de Ouro feita pela Liecam durante o desfile, quando 520 foliões apontaram a Aroeira como a melhor escola e a Barra como a segunda colocada. Na apuração oficial, Quesitos: Evolução, Conjunto, Bateria, Samba Enredo, Fantasia, Enredo, Mestre |Sala e Porta Bandeira, Comissão de Frente, Alegorias e Adereços e Baianas. Três jurados para cada quesito.

No final da apuração, muita festa na Cidade do Samba. O presidente da Liecam, José Carlos Antônio,. O Dica, agradeceu a todo apoio dado pela prefeitura para a entidade, blocos e escolas de samba do município. “Só temos a agradecer ao prefeito Riverton Mussi pela sua firmeza e pelo apoio em investir na cultura carnavalesca de Macaé, mesmo no atual momento de crise econômica mundial”, disse Dica.

Confira os resultados do Grupo Especial:

- Acadêmicos da Aroeira: 198 pontos
- Império da Barra – 198 pontos
- Unidos dos Bairros – 194 pontos
- Castelo Imperial – 186 pontos
- Pulo do Gato – 184 pontos
- Águia da Fronteira – 165 pontos

*Colaborou Carlos Alberto

Audio

Entrevistado: Robson Monteiro Presidente da Acadêmicos da Aroeira e Dica Presidente da LIECAM
Reporter: Carlos Alberto Ticalo